domingo, 28 de setembro de 2014

Frente Nacional chega ao senado francês com a eleição de dois senadores

Ana Castanho
Marine Le Pen considerou uma "vitória histórica" a eleição de dois senadores para a câmara alta francesa. Os grandes derrotados destas eleições parciais são os socialistas.

Foto: AFP/Getty Images

Pela primeira vez, a Frente Nacional conseguiu entrar no Senado francês. Nas eleições parciais para a câmara alta, Marine Le Pen, [foto] líder do partido nacionalista, conseguiu eleger dois senadores, algo que considerou uma “vitória histórica”.

Nestas eleições parciais a grande derrota foi para o Partido Socialista do Presidente François Hollande, que perdeu para a UMP o controlo que tinha desde 2011 sobre a câmara alta francesa. Apesar da derrota das eleições municipais em março e das europeias em maio, Jean-Christophe Cambadélis desvalorizou os resultados. O primeiro secretário do PS francês considerou que esta foi “uma eleição mecânica e não histórica”.

Stéphane Ravier, autarca do sétimo bairro de Marselha, e David Rachline, presidente da câmara de Fréjus, são os dois senadores que a Frente Nacional conseguiu eleger. Nestas eleições estavam em jogo 174 lugares, metade dos 348 que compõem o Senado, num sufrágio realizado através de um colégio eleitoral composto particularmente por eleitos locais e regionais. 
Título e Texto: Ana Castanho, Observador 28-9-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-