segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Melhorias na economia e política mantêm Portugal como o 19º país mais bem reputado do mundo

Rita Faria
Tanto os portugueses como os estrangeiros consideram que, em 2014, houve melhorias nos capítulos da "eficiência governativa" e "ambiente económico". No geral, os estrangeiros têm melhor imagem de nós do que nós próprios.


Portugal é o 19º país com melhor reputação do mundo, pelo terceiro ano consecutivo, de acordo com o CountryRepTrak 2014, promovido pelo Reputation Institute. Consolidou, desta forma, a sua reputação "moderada" no ranking global, tendo melhorado a percepção interna e externa das dimensões de "ambiente governativo" e de "ambiente económico". 

Tal como nos anos anteriores, a percepção geral dos estrangeiros sobre o nosso País é melhor do que a dos próprios portugueses, realidade que atinge a expressão máxima na classificação dada à "eficiência governativa".

Os estrangeiros destacam, sobretudo, o ambiente favorável para a concretização de negócios (54,5 pontos) e a adopção de políticas sociais e económicas progressivas (57,5 pontos), um item que recolhe muito menos simpatia junto dos portugueses (23,6 pontos). Apesar de tudo, somos mais optimistas do que os estrangeiros no capítulo da segurança (68,1 pontos face aos 58,4 pontos da imagem externa).

Em relação ao "desenvolvimento económico" em Portugal, a imagem externa melhorou em todos os níveis, destacando-se a subida significativa no atributo sobre "produtos e serviços de qualidade" e a "confiança da mão-de-obra". A contribuição do País para a cultura global continua a ser o atributo mais alto (60,5 pontos). O desenvolvimento económico tem-se caracterizado por uma diferença grande entre a percepção interna e externa mas, nos últimos anos, os portugueses têm melhor imagem do seu País do que os cidadãos de outros.

Já a percepção sobre o ambiente natural e cultural em Portugal desce ligeiramente entre os inquiridos a viver fora do País. Pelo contrário, os portugueses melhoraram a sua percepção em relação à qualidade de vida em Portugal, sendo aqui que denotam uma opinião muito mais positiva do que os inquiridos estrangeiros.

Suíça mantém a melhor reputação do mundo

De acordo com o Country RepTrak 2014, a Suíça é o país com melhor reputação no mundo, seguida pelo Canadá (líder em 2013) e pela Suécia – os três países que já ocupavam o pódio no ano passado.

Realizado entre Janeiro e Março junto de um painel online composto por 150 mil pessoas oriundas de mais de 60 países, o Country RepTra avalia a confiança, a admiração, o respeito, e a afinidade de países em todo o mundo. 
Título, Imagem e Texto: Rita Faria, Jornal de Negócios, 22-9-2014

2 comentários:

  1. Tudo a ver com o que eu escrevi há dias sob o título "Portugal existe ", e agora podemos notar como o marketing externo do país está gerando frutos
    José Manuel

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-