quarta-feira, 15 de outubro de 2014

E por que não falar bem?

Jonathas Filho

Causa-me espécie quando vejo, escuto ou leio qualquer ataque pueril, discordando ou criticando atitudes de senhores longevos cujas essências foram testadas ao longo de muitas décadas e que tais conhecimentos, experiências e atitudes, deveriam indicar, no mínimo, atitudes de reverência, mesmo que sem pompa e circunstância, mas com todo o devido respeito.

Pertenço a um grupo que considero nobre; não por títulos ou brasões da heráldica, mas porque fomos formados pouco a pouco na vida, com códigos de honra e princípios elementares de causa e efeito, entendendo que o respeito gera respeito, a gentileza gera gentileza, a participação gera participação, a cooperação gera cooperação, dentre um sem número de outros virtuosismos.

Tudo isso, além do sentido filosófico, repercute com resultados que comprazem a todos, até mesmo aos desinteressados na diplomacia que, no meu entendimento, deveria ordenar prioritariamente as relações humanas.

Uns dirão que muitos dos nossos heróis morreram de overdose da torturante espera por dias melhores...

Essas afirmações deveriam ser frutos de profundas análises, embasadas pelo conhecimento gerado por um relacionamento bastante próximo daqueles que já se foram, mas esses cuidados muitas vezes não são observados. Todo e qualquer comentário falado, escrito ou feito através de imagens, deve estar consubstanciado de provas, pois em sendo considerado falso, incorre-se na perspectiva e probabilidade de ser instaurado processo judicial por calúnia, infâmia e/ou difamação. 

Eu tenho a certeza de que alguns heróis ainda estão vivos, e irão durar muito tempo, trabalhando na intenção de gerar entendimento, colaborando e nos subsidiando de informações para que tenhamos os conhecimentos necessários para enfrentar essa mal-afamada espera por um final digno.

Inserido nesse contexto, um desses heróis tem sido depreciado por indivíduos que não pertencem ao quadro de associados da entidade que esse herói preside, deliberadamente com o propósito de gerar problemas, quando o que deveriam apresentar seria o silêncio respeitoso.

O que seria dos heróis se não fossem os confusos e os complicados, que no caminho deixam as suas marcas de desvario e descontrole?

Conceito é aquilo que se concebe no pensamento sobre algo ou alguém. É a forma de pensar sobre algo, consistindo em um tipo de apreciação através de uma opinião manifesta, por exemplo, quando se forma um bom ou mau conceito de alguém. Neste caso, conceito pode ser sinônimo de reputação. A antítese que vem sendo usada atualmente é a da desconstrução da imagem, o assassinato da reputação e o vilipêndio.

Marcio Valério, Carlos Lira e Thomaz Raposo, Aeroporto Santos Dumont, 28 de outubro de 2013. Foto: Dayse Mattos

O meu conceito, pelo conhecimento e pela experiência que tenho, é que Thomaz Raposo, Presidente da Aprus, instituição que nos representa como associados e aposentados do Aerus, é um desses HERÓIS que tem a resiliência que o mantém sem se quebrar, enfrentando tempestades de verborragias com altivez, pois tem como estofo, a capacidade que fala por si.
Título e Texto: Jonathas Filho, 15-10-2014

Relacionados:

5 comentários:

  1. Certíssimo e oportuno o seu texto Jonathas, pois antes de fazermos um comentário sobre alguém, primeiro precisamos nos certificar com com olhar critico "para trás " e segundo, mais importante ainda é entender se a nossa idade cronológica e moral permite tal comentário.
    Caso contrário será apenas mais um comentário dentro de uma idade biológica , com todos os problemas que ela encerra.
    José Manuel

    ResponderExcluir
  2. Que bom poder escrever aqui .

    O grande poeta escritor, músico e cantor , uma lenda viva aos 74 anos, Robert Zimmerman ( mais conhecido como Bob Dylan) parece ter a resposta quando escreveu e publicou no seu livro (lido de cabo a rabo) "Writings & Drawings (Editora Granada 1974) :

    " Se não posso agradar a todo mundo , eu bem poderia não agradar absolutamente a ninguém, mas há tantas pessoas e eu só não posso agradar a todos".

    Pode-se agradar a muitos , impossível a todos ( O Rei dos Reis não conseguiu).

    Há muitas décadas atrás , a figura de um juiz era vista como alguém com caráter ilibado e acima de qualquer suspeita. Hoje nem tanto. O propósito da mídia , ainda mais nesta era tecnológica digital, é se encarregar de denegrir, degradar ou , o contrário , enaltecer e valorizar ( ainda que fictício) uma pessoa , um grupo ou um partido.

    Ninguém se dá ao trabalho de checar , pesquisar e confirmar se aquilo que está sendo dito e/ou escrito é , de fato, verídico.

    Remete aos tempos da inquisição:
    " Ouvimos dizer que a vizinha ao lado tem parte com o diabo"
    -Verdade ? Queimem-na , pois , na fogueira"

    São tempos em que uma mentira contada repetidas vezes acaba se tornando a mais pura verdade. Mas tudo é comportamental e depende da cultura de um grupo de pessoas vivendo numa mesma comunidade , no mesmo país . Por exemplo, faz parte da cultura brasileira ( em grande escala , mas não generalizada) a ideia de " se dar bem" em prejuízo do outro , assim como em alguns países que adotam a religião muçulmana ,haver leis e uma polícia "religiosa" , que punem todos e tudo aquilo que não estiver dentro dos preceitos do Alcorão. Outro exemplo são os extremistas "homens-bomba", que vão literalmente pelos ares nos seus ataques certos de que após a grande travessia , serão recebidos por lindas e doces ninfas e agraciados com honrarias por defender os ideiais do profeta Mohammed . Faz parte da cultura local. A democracia é sempre a melhor opção, porque permite que as pessoas possam expressar suas ideias e debate-las , sempre respeitando o lado oponente , é lógico . O que ocorre ,por vezes , é que muitos acreditam estar de posse da verdade e da razão , desprezando ou fechando ou ouvidos ao que o(s) outro(s) tem a dizer.

    A lisonja, o adulamento e o ar inflado do ego provocam no individuo a sensação
    de que a maioria está no patamar inferior , como pequenas formigas vistas do topo de um prédio. É parte comportamental do ser humano e deve ser corrigido pela própria pessoa , a todo custo.
    Pensar bem das pessoas é sempre um dos grandes ensinamentos deixado pelo Mestre dos Mestres , independente da crença que se tenha ( ou a ausência dela).
    Grande abraço a todos e um feliz dia.

    Sidnei Oliveira
    Assistido Aerus
    Filiado à Aprus RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “O propósito da mídia, ainda mais nesta era tecnológica digital, é o de se encarregar de denegrir, degradar ou, ao contrário, enaltecer e valorizar (ainda que fictício) uma pessoa, um grupo ou um partido.

      Ninguém se dá ao trabalho de checar, pesquisar e confirmar se aquilo que está sendo dito e/ou escrito é, de fato, verídico.”

      Não poderia estar mais de acordo.
      Em Portugal é tão escandaloso (e agressivo) que eu não mais leio jornais, não mais assisto a telejornais. Conservadores têm medo de se expressar. Um ex-presidente, socialista, escreve e diz que este governo tem que cair, governo eleito em junho de 2011. Nada lhe acontece, ele continua escrevendo e sendo convidado para eventos… políticos. Ele e os outros têm consciência da eficácia do verme que inocularam nesta sociedade. Que a transformou em milhares de cidadãos invejosos, frustrados e cheios de ódio. Que culpam o Estado por tudo e nada. E quando o Estado está governado por um partido não esquerdeiro, sai de perto!...
      Portugal é o único país do mundo onde a mais alta autoridade de Justiça acata uma denúncia… anônima acusando o atual primeiro-ministro de fatos ocorridos há vinte anos e dá-lhe ampla publicidade.

      No Brasil, essa malta ainda não pode descansar, o verme ainda não virou endemia. E lá, apesar de tudo, ainda existe disponível para ler e ouvir, o contraditório; para contrapor uma “Carta Capital”, temos a “Veja”; para contrapor os comentaristas da Record, Kotscho e Beirão, temos o Waack na Globo, e, mais uma vez, na Veja, Rodrigo Constantino, Reinaldo Azevedo…

      Excluir
  3. Como é bom ver, através deste blog, as pessoas sensatas e honestas quando têm a sua opinião bem formada. Todos estes cada dia sobem mais no meu conceito pessoal e me fazem sentir também elogiado, pois faço parte do grupo que administra a associação, juntamente com Thomaz Raposo e posso dizer de todo coração que ele é uma pessoa muito bem intencionada, honesta e com muita FÉ. Espero que outros também deem opinião a respeito. Nelson Ribeiro

    ResponderExcluir
  4. Não vou debater os relatos acima, eu creio que há verdades, meia verdades e nenhuma verdade, assim o é a história, há quem viveu, quem conta pelo seu ponto de vista e quem conta pelos relatos de outros.
    AÉCIO não é o melhor de todos, nem o melhor de muitos, é o melhor de uma escolha impar, ou é 13 ou é 45.
    Então, sempre haverão verdades, meia verdades e muitas mentiras sobre ele.
    Presidente é um daqueles lixos políticos que devemos colocar na rua a cada 4 anos, não lhes devemos dar aposentadorias vitalícias. Ex-presidente americano não se candidata a nenhum cargo público porque perde a pensão e se não for reeleito, não tem direito a ela.
    Aqui no Brasil onde nos sonegam nossas pensões, diferente dos americanos, qualquer cargo público tem pensões vitalícias, são senadores, deputados, governadores, prefeitos, vereadores, juízes, promotores, policiais federais, funcionários de autarquias, e de estatais. La na terra que inventou OZ, nenhum dos assinalados acima recebe pensões do estado, se não fizerem privadas aposentam-se com o máximo do seguro social.
    Engraçado o socialismo, tudo para os tubarões, e nada para as sardinhas.
    Somos sardinhas, relevadas somente para nos reproduzirmos em larga escala, aliás são dois milhões de brasileiros a cada ano, e nada na política se renova, é de pai para filho e de filho para neto. É pior que coronelismo, é pior que o jihad muçulmano, eles criam para morrer por eles, nós criamos para votarem neles.
    Se Malthus fosse brasileiro matava todos os velhos, se a democracia grega fosse brasileira seríamos todos, jogadores de futebol, cantores de sertanejo e pagode, ou capoeiristas, talvez tocadores de berimbau.
    A raiva é muita e a tolerância pouca, se o Edyr Macedo fosse católico seria papa, se o pastor Valdomiro fosse espírita seria o doutor Fritz.
    Se eu fosse escolher um presidente e somente eu seria Bolsonaro ou Malafaia.
    Infelizmente ateu não escolhe seu deus, escolhe seu presente futuro, de resto é passado, impuro, cruel e inseguro.
    bom dia...

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-