sexta-feira, 10 de abril de 2015

O extermínio dos aposentados

Almir Papalardo

O título deste texto é dramático? Talvez... Mas é justamente isto o que vem acontecendo com os indefesos aposentados do RGPS da iniciativa privada. Estão vendo lentamente e sem sensibilidade alguma por parte do Executivo, a exterminação sistemática de suas aposentadorias, com achatamentos desleais e vergonhosos. O governo federal, representado pelos três últimos presidentes da república, certamente, não tiveram e nem têm apreço algum e muito menos respeito e consideração pelos velhinhos aposentados.

Ganharam ojeriza dos aposentados pela obrigação de sustentá-los sem receber mais nada em troca, porque, mais nada produzem além de estarem desobrigados de contribuir mensalmente para o INSS. Viraram peso morto para o país! É por este motivo que existe má vontade política com os pobres trabalhadores, quedados e desgastados, pelo acúmulo de anos vividos, razão pela qual que nem as grandes firmas empregadoras querem a manutenção deles nos seus quadros de contratados. Preferem trocá-los por trabalhadores mais jovens.

Coube a FHC, embora tenha sido o presidente menos cruel com os aposentados, o ônus do massacre que acontece com o segurado da iniciativa privada, por ter sido o criador do Fator Previdenciário e ter desvinculado o reajuste dos aposentados à correção do salário mínimo, aplicando dois percentuais diferenciados na atualização das aposentadorias, o que determinará dentro de mais algum tempo, o nivelamento de todas as aposentadorias em apenas 01 salário mínimo. Lula e Dilma se eximindo da criação de tais medidas prejudiciais aos aposentados, deitam e rolam, assistindo de camarote a raiva dos velhinhos sendo dirigida com maior intensidade ao presidente tucano.

A seguir um pequeno histórico de como foi a artilharia pesada do PSDB e do PT contra os pobres aposentados, com o intuito de acordar os trabalhadores ativos para que possam se resguardar de serem as próximas cobaias do governo. Despertem trabalhadores brasileiros...

* FHC/PSDB - Iniciou o seu governo consolidando a contenção da inflação galopante que assolava o Brasil. Nos primeiros anos da sua gestão, em 1996 e 1997, concedeu para os aposentados um aumento com percentual até maior do que deu para o salário mínimo, respectivamente, 15% e 7,76%, enquanto dava para o salário mínimo, l2% e 7,14%. Em 1998, sem que possamos compreender, teve a infeliz e covarde ideia de criar o fator previdenciário (corte no início da aposentadoria que pode chegar até 40%), e o desvínculo do reajuste de aposentados e pensionistas da correção do salário mínimo. Começava aí, em 1998, a degradação das nossas aposentadorias. Até o fim do seu governo, em 2002, tirou-nos um percentual de 22,39%, com o que, obviamente, não concordávamos. Não sabíamos entretanto, que o pior ainda estaria por vir...

* Lula/PT - Ganhou as eleições de 2002 com milhões de votos de aposentados, que coitados, iludidos com as falsas promessas de Lula, muitos até não mais votavam pela isenção que o TRE lhes concedia, voltaram a atualizar seus títulos de eleitor, no propósito de arrancar o PSDB do poder, concedendo-o ao Lula, convictos que teriam de volta suas perdas de 22,39%, pois promessas de terem uma aposentadoria igual ao do aposentado europeu, não faltavam na boca do petista. Não parou por aí os cortes nos nossos proventos que quase dobraram. Lula impiedosamente nos tirou nos seus dois mandatos 42,75%. E compute-se ainda dois vetos, duas punhaladas profundas no peito dos aposentados: Vetou um aumento de 16,67% que nos fora dado em 2006 pelo Congresso para minimizar defasagens, e vetou também, o fim do fator previdenciário!

* Dilma/PT - Com apenas quatro anos e quatro meses de governo, já nos cortou dos benefícios 15,07%, concretizando o que mais temíamos: a continuidade da discriminação contra aposentados. Lutou ferrenhamente para que a valorização do salário mínimo até o ano de 2019 não incluísse os aposentados. Foi a presidente que teve a coragem, em dois reajustes anuais, de não conceder-nos nem o mesmo percentual alcançado pela inflação. Deus nos salve de novas maldades que ela poderá nos fazer até o final do seu 2º mandato!

Assim sendo, incentivo a todos os aposentados que puderem, a comparecerem na manifestação do próximo domingo, exigindo que parem o massacre imposto ao aposentado. Vamos pressionar a presidente Dilma, fazendo-a enxergar que aposentados também são cidadãos que merecem desfrutar de uma digna e justa cidadania.  
Título e Texto: Almir Papalardo, 10-4-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-