segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Rompuy elogia Portugal e pede reformas também a norte da Europa

OJE/Lusa

O presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, elogiou as reformas aplicadas em Portugal, Espanha e Irlanda, países da União Europeia que mais aumentaram a produtividade desde 2010, e defendeu a necessidade de os Estados "do norte" seguirem este caminho.
Herman van Rompuy, que falava numa das iniciativas organizadas em Berlim para assinalar o aniversário da queda do Muro, destacou o caminho seguido pelos países "da periferia" mais afetados pela crise económica e financeira, mas referiu que toda a Europa necessita de melhorar a sua competitividade.

A Alemanha não é exceção e tem de enfrentar desafios como o envelhecimento da população, o mau estado das estradas ou o elevado preço da energia, disse.
O responsável europeu centrou grande parte do seu discurso na crise do euro e descreveu como um "êxito" as medidas adotadas na UE que permitiram ultrapassar "o risco existencial" que chegou a afetar a Zona Euro.

"A história dará conta do importante papel que a chanceler Angela Merkel e outros tiveram" nesta fase, realçou.
Depois de salientar a "solidariedade sem precedentes" entre os parceiros europeus durante esta crise, van Rompuy reconheceu que o caminho não foi fácil e apontou as críticas às políticas de austeridade, mas defendeu as medidas adotadas.

Para o presidente do Conselho Europeu, corrigir os problemas que muitos países subestimaram até ter começado a crise "teria sido muito pior sem o euro" e "resolver o problema de excesso de dívida soberana com mais dívida simplesmente não funciona".

Apesar do discurso otimista, van Rompuy não esqueceu a ameaça do "populismo" na Europa, alimentado pelo "medo" e pela "ansiedade" entre os cidadãos perante a crise.
Não há uma solução mágica para sair da crise, as reformas tardam em dar frutos no crescimento e emprego, exigem-se alterações na economia real e "o custo da não-Europa seria insuportável", acrescentou van Rompuy.
Título e Texto: OJE/Lusa, 11-11-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-