segunda-feira, 7 de julho de 2014

A liturgia do cargo

Jonathas Filho
A palavra tem origem no grego leitourgos, e servia para descrever o que alguém, investido num cargo, respectivo  à função de cabeça e essência de uma entidade deveria fazer.                                                                                                     
Segundo o dicionário, a palavra liturgia é considerada como um repertório de atos que compõem todo um ritual, seja de costumes, práticas, regras ou rotinas.
Como formalidade, as prerrogativas desse alguém,  além de  promover  os ritos pertinentes,  o  designam  como o  ente  que deve tomar as decisões necessárias e mais importantes,  além de promover atitudes em prol do bem comum que sejam relativos ao respeito, ao direito e à dignidade.

Objetivamente, o homem é, em meio a todos os entes, o único que pode perceber o ser em toda a sua dimensão.

Na consequência do  termo, posso afirmar que o ser é a condição “sine qua non” que faz com que  o  ente  de fato exista, se mostre e tenha as atitudes que correspondam à liturgia do cargo e aos anseios daqueles abnegados que aqui cito como sendo Aposentados do Aerus e Associados da APRUS, muitos combalidos pela idade avançada e também por doenças, mas que ainda assim continuam carregando faixas e cartazes, tentando dar conhecimento à sociedade, das agruras e dos sofrimentos que lhes foram impostos sem que tivessem cometido qualquer falta ou transgressão,  para ter suas legítimas reivindicações ouvidas e atendidas.

Considero prioritário que deve se tornar praxe, reuniões com datas e horários pré estabelecidos, com o grupo de associados da Aprus na sede da associação ou em local apropriado,  para que sejam ouvidas as proposições daqueles que se “agendarem” para falar, e após conhecidas e aceitas como pacíficas, mas importantes e substantivas,  as próximas atitudes a serem executadas, serão chanceladas pela Aprus que dará conhecimento geral a todos os demais associados.

A este, finalizo com o meu ensejo de que a  luta pelos nossos direitos tenha como cabeça a APRUS que é a  legítima representante dos Aposentados do Aerus, como o tronco  a conjunção de todas as associações representativas dos aeroviários e aeronautas Varig e Transbrasil, e como os membros a grande maioria dos associados que puderem e quiserem se manifestar, pois estaremos assim  mais bem direcionados e mais bem organizados para atingirmos os nossos objetivos. 
Título e Texto: Jonathas Filho, 07-07-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-