quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Ser responsável

Nelson Teixeira
A responsabilidade é qualidade inerente ao homem de bem.

Àqueles que são pais cabe exemplificar para os filhos desde cedo o que seja a responsabilidade perante si e aos outros. Pais irresponsáveis, filhos irresponsáveis. Responsabilidade é virtude que deve ser cultivada desde a infância, guardadas as devidas proporções.

Aquele que é responsável preocupa-se com as consequências de seus atos e assim procura viver de modo que não prejudique ao próximo.

Para que alguém seja responsável é necessário que tenha maturidade de espírito. O homem responsável jamais tomará uma atitude sem antes levar em consideração todas as hipóteses do que possa ocorrer a partir de uma decisão dele.

Falamos em responsabilidade e temos a impressão de que é algo simples de se ter, mas não é bem assim.

A responsabilidade vem com o amadurecimento da alma, do espírito. Assim, tenhamos em mente que tudo o que fazemos, pensamos ou falamos para os outros gera consequências. Portanto, somos responsáveis pelas nossas atitudes, pelos nossos pensamentos e por aquilo que falamos. Se não agirmos com responsabilidade, poderemos criar graves problemas para os outros e para nós mesmos.

Sabemos que a cada ação corresponde uma reação de igual intensidade. Todo o mal que acarretarmos a alguém será cobrado de nós um dia, pois somos responsáveis por tudo o que fazemos ainda que inconscientemente. 
Título e Texto: Nelson Teixeira, Gotas de Paz, 4-8-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-