segunda-feira, 3 de maio de 2021

[Língua Portuguesa] Este ou esse? Qual a diferença e quando usar?


Flávia Neves 
 

Estas duas palavras - esse e este - existem na língua portuguesa e estão corretas. São palavras parecidas, mas utilizadas em situações diferentes. O que distingue estes dois conceitos é uma questão referencial: tempo e espaço.

Este e esse são pronomes demonstrativos, situando alguém ou alguma coisa no tempo, no espaço e no discurso em relação às próprias pessoas do discurso.

Quando usar este?

Este é usado quando o que está sendo demonstrado está perto da pessoa que fala ou no tempo presente em relação à pessoa que fala. Usa-se ainda para referir o que vai ser mencionado no discurso, sendo utilizado assim de modo catafórico, ou seja, fazendo referência a uma informação que ainda não foi mencionada no texto.

Exemplos com este

·         Este livro aqui é meu.

·         Este é o ano do meu casamento.

·         Este comentário que eu faço é por sua causa.

Quando usar esse?

Esse é usado quando o que está sendo demonstrado está longe da pessoa que fala e perto da pessoa a quem se fala ou no tempo passado ou futuro em relação à pessoa que fala. Usa-se ainda para referir o que foi mencionado no discurso, sendo utilizado assim de modo anafórico, ou seja, fazendo referência a uma informação previamente mencionada no texto.

Exemplos com esse

·         Esse livro aí é seu.

·         Esse foi o ano em que fui mãe.

·         Esse comentário foi incorreto.

O pronome demonstrativo esse é mais utilizado do que o pronome este, cuja utilização ocorre com mais frequência na linguagem escrita e pouca frequência na linguagem oral.

O pronome esse é também utilizado juntamente com advérbios de lugar, como “esse aqui” e “esse aí”.

Aquele: quando usar?

Existe também o pronome demonstrativo aquele que é usado quando o que está sendo demonstrado está longe da pessoa que fala e da pessoa a quem se fala. Também se usa para referir um passado distante.

Exemplos com aquele

·         Aquele livro ali é dele.

  • Aquele foi o melhor ano da minha infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-