sexta-feira, 28 de maio de 2021

Prefeitura do Rio rebatiza Terminal Alvorada em homenagem ao arquiteto e urbanista Jaime Lerner

A partir de agora, o local chama-se oficialmente Terminal Alvorada - Arquiteto Jaime Lerner; ele foi o principal responsável pela criação do modelo de transporte usado pelo sistema BRT em todo o país

Raphael Fernandes

Falecido na última quinta-feira (27/5), aos 83 anos, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner foi homenageado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Um decreto publicado no Diário Oficial do Município nesta sexta (28/05) renomeia o Terminal Rodoviário Alvorada, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital fluminense, para Terminal Alvorada – Arquiteto Jaime Lerner.

A homenagem ressalta a importância do arquiteto, internacionalmente conhecido por seus projetos, todos voltados para a maior qualidade das cidades. Em algumas de suas afirmações mais famosas, Lerner dizia que ”Não há futuro urbano se o transporte depende de veículos particulares” ou ainda que ”O carro é o cigarro do futuro”.

Foi ele quem, enquanto prefeito de Curitiba em 1974, implantou um sistema que previa que ônibus trafegassem em canaletas exclusivas, através de terminais integrados. Conhecido como Ligeirinho, o BRT (Bus Rapid Transit) foi elogiado e adotado em pelo menos 177 cidades pelo mundo, incluindo o Rio de Janeiro.

Jaime Lerner atuou em múltiplas funções, conciliando as atividades de arquiteto e urbanista, professor de urbanismo na Universidade Berkeley e presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA). Foi prefeito de Curitiba por 3 vezes, entre os anos 70 e 90 e, posteriormente, governador do Paraná por 2 mandatos consecutivos, de 1995 a 2002.

O arquiteto cooperou diretamente com o município do Rio, elaborando estudos urbanísticos e de mobilidade nos anos 80. Além disso, contribuiu decisivamente para o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do RJ, finalizado em 2018.

Em 2008, ele chegou a ser cogitado pelo Democratas (DEM) como o nome do partido à candidatura à Prefeitura do Rio, mas isso acabou não se concretizando. Lerner estava internado desde 21/05 no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba, após apresentar um quadro de febre. De acordo com o boletim hospitalar, o falecimento aconteceu por ”complicações de doença renal crônica”.

Título e Texto: Raphael Fernandes, Diário do Rio, 28-5-2021

Um comentário:

  1. Não sei explicar a minha aversão a estas homenagens açodadas, ainda nem o corpo do falecido esfriou..
    Deveriam ser proibidos o oportunismo político e a demagogia defunteiras.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-