segunda-feira, 30 de maio de 2022

Silêncio suspeito. E o casamento de Lula?

FratresInUnum.com

Há mais de uma semana, nosso blog fez algumas perguntas que eram bastante pertinentes acerca da validade do casamento de Lula e Janja… O tema não é sem importância e a questão não é meramente de foro privado. Contudo, o silêncio das autoridades eclesiásticas competentes é batente suspeito: possivelmente, eles não falam nada porque não podem falar!

– A imprensa falou que Rosângela da Silva (Janja) foi casada. Ela já foi casada na Igreja? Se sim, o marido morreu? Há sentença de invalidade do primeiro casamento?

– Houve processo matrimonial em alguma paróquia? O bispo ou pároco de residência do Lula, que são os únicos habilitados pelo direito a assistir ou delegar a assistência do casamento, autorizaram-no?

– Dom Angélico é bispo emérito e não tem jurisdição para receber o consentimento de nenhum casal, a não ser que seja delegado. Quem o delegou? Sem delegação pela autoridade legítima, a cerimônia não passa de uma simulação de sacramento.

– O lugar em que aconteceu a cerimônia tem dois problemas: 1) é no Brooklin, território da Diocese de Santo Amaro, cujo bispo ou ao menos o pároco deveria ter autorizado a cerimônia sacramental, sob pena de invalidade. Temos informações de que o bispo de Santo Amaro não teria sido informado. Isso corresponde à verdade? 2) o casamento foi celebrado num Buffet, coisa proibida a todos os pobres da Província Eclesiástica de São Paulo. Foi concedida uma autorização ao rico Lula pela autoridade eclesiástica local?

Mais do que tudo, o casamento foi um ato político, ao qual ansiosamente se submeteu Dom Angélico, como em outras ocasiões, por exemplo, a própria prisão do Lula.

No entanto, não temos nenhum interesse em provar a invalidade sacramental. Apenas perguntamos: se o casamento foi válido, por que não se respondem as perguntas? Tragam-se os fatos à tona. Deixem a verdade aparecer.

Será que o casamento teria sido arranjado diretamente com Dom Angélico, com autorizações “de boca”, talvez telefônicas, sem as formalidades canônicas que se exigem dos pobres? Como a imprensa mesma disse que o local da cerimônia era secreto… Será que Dom Odilo achava que era na arquidiocese, mas não era? Será que, sendo assim, eles não informaram o bispo de Santo Amaro e, agora, precisam colocá-lo na saia justa de ter de autorizar a posteriori a celebração de um casamento num Buffet, convalidando posteriormente uma celebração anterior? Será que nem isso fizeram? Será que o bispo de Santo Amaro concederia uma convalidação sem um processo matrimonial e sem saber se Janja realmente tem um vínculo anterior, lembrando que não bastam documentos, é preciso saber a verdade dos fatos, que a Igreja assegura nas entrevistas anteriores ao matrimônio?

Apenas três questões importantes:

– houve quem mencionasse que os noivos são ministros do sacramento e, por isso, o mesmo seria válido. Essa objeção é descabida, pois a Igreja exige a forma canônica para a validade. E isso desde o século XVI, pelo poder das chaves.

– houve também quem mencionasse o fato de que o Papa Francisco fez um casamento no avião. A objeção é absurda, pois o papa tem jurisdição plena, direta, imediata e universal sobre todos e cada um dos fiéis, coisa que nenhum bispo possui, ainda mais um emérito, que não tem jurisdição nem sobre si.

– por fim, houve quem alegasse que todo matrimônio goza do favor do direito. Mas essa objeção também é tola, pois vislumbra somente os matrimônios ratificados e consumados, não aqueles celebrados em circunstâncias tão malucas que a validade é completamente duvidosa, como é o caso em questão.

Toda essa bagunça é devida apenas à pressa política, ao descontrole que os bispos petistas têm de quererem benzer tudo aquilo que o seu filhote, Lula, faça ou venha a fazer. Mas é preciso que a verdade apareça e, se o casamento for válido, bendito seja Deus!

A mentira tem perna curta e não adianta agora quererem dar explicações maravilhosas, mas que não tragam à tona a verdade dos fatos. Todos queremos saber: o matrimônio do Lula foi inválido ou não?

Dom Angélico dando a benção nupcial no Buffet da alta elite paulistana - é nisso que dá a opção preferencial pelos pobres da Teologia da Libertação

Título, Imagem e Texto: FratresInUnum.com, 30-5-2022

Relacionados: 
Lula casa em salão de festas com benção de bispo 
O casamento do ex-presidente Lula foi realmente sacramental? 

2 comentários:

  1. O casamento de Lula se traduz por dinheiro, dinheiro, dinheiro, dinheiro, dinheiro... fosse um Mané qualquer... Dom Dom Pom Pom Dim Dim Dom Dom, Angélica crista emérita do raio que o parta, ainda estaria purgando seus pecados andando de táxi. Lula é o Luciano Narigudo Huck dele. E a Janja... a canja...
    Carina Bratt
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  2. Espero que o corrupto confunda Tadalafila com talidomida na hora do sexo.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-