quinta-feira, 26 de maio de 2022

Deputados convidam Fábio Faria para explicar visita de Musk

Parlamentares de esquerda querem esclarecimentos sobre a parceria firmada entre a SpaceX e o governo brasileiro

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 25, uma audiência para que o ministro das Comunicações, Fábio Faria, preste esclarecimentos sobre os projetos a serem desenvolvidos pelo bilionário Elon Musk no Brasil.

O CEO da SpaceX esteve no Brasil na sexta-feira 20 e se reuniu com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e com Faria no interior de São Paulo. Na ocasião, Musk anunciou uma parceria com o governo brasileiro para monitoramento da Amazônia e fornecimento de internet para escolas localizadas em áreas rurais via satélite — o sistema Starlink.

A audiência está marcada para 8 de junho e será realizada depois que as bancadas do Psol e do PCdoB apresentaram um requerimento pedindo esclarecimentos do ministério em relação ao contrato com a empresa de Musk.

No requerimento, os deputados Ivan Valente (Psol-SP), Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e Vivi Reis (Psol-PA) pedem que os termos do acordo sejam publicados a fim de identificar “irregularidades ou qualquer situação que possa ensejar o confronto entre interesses públicos e privados”.

De acordo com Perpétua Almeida, “preocupa especialmente a questão da soberania nacional e o controle e supervisão das informações coletadas por esta rede de satélites”.

A empresa de Musk possui diversos satélites de baixa e média órbitas. Em janeiro, a companhia recebeu licença da Agência Nacional de Telecomunicações para operar 4.408 satélites no país.

Título e Texto: Redação, Revista Oeste, 25-5-2022, 20h45

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-