domingo, 15 de maio de 2022

Bandidos furtam brasões de ferro da prefeitura no entorno do Theatro Municipal

Secretaria de Conservação informou que irá realizar uma vistoria no local para avaliar a situação


Embora esteja passando por uma série de melhorias, frutos de programas da iniciativa pública com a privada, como o “Reviver Centro” e o “Aliança Centro Rio”, a área central da capital fluminense ainda sofre bastante com a ação de criminosos que vandalizam o patrimônio público.

Moradores de rua têm constantemente sido instrumentalizados pelas dezenas de ferros velhos que funcionam clandestinamente na região Central, sem qualquer ação do Poder Público. Segundo informações de comerciantes, funcionam ilegalmente – até mesmo em imóveis públicos invadidos – ferros velhos ilegais em ruas como Constituição, Senador Pompeu, Frei Caneca e outras várias.

Na manhã deste sábado (14/5), uma postagem no grupo S.O.S. Patrimônio, do Facebook, denunciava o roubo de brasões da prefeitura, feitos de ferro fundido, que ficavam afixados em pedestais de granito, onde estão instalados dois lampadários no entorno do Theatro Municipal. Os brasões eram belíssimos e datavam da época da construção do Theatro.

Veja fotos: 



Pelas redes sociais, internautas criticaram a falta de conservação e segurança no Centro do Rio:

“O Centro ficou abandonado na gestão Crivella. A manutenção e revitalização e o resgate como bairro de moradia se faz necessário. Se ocupando, tendo gente sempre circulando a sensação de medo e vazio se esvai com o tempo”.

“O Centro está cada vez mais abandonado. Dá até medo andar por lá. Desde as obras do VLT está assim e só foi piorando. Poucos pedestres, poucos veículos podem trafegar na região e policiamento quase zero (ou zerado mesmo). Sujeira, mau cheiro, abandono, insegurança”.

Um usuário do Facebook ironizou:

“Não dá mais para ter nada nesta cidade. Acho que se fossem de plástico, roubariam também”.

Ao DIÁRIO DO RIO, a Gerência de Monumentos e Chafarizes, vinculada à Secretaria de Conservação, informou que vai vistoriar o local, verificar se outras peças também foram furtadas e, assim, fazer o registro na Polícia Civil.

A reportagem tentou contato com a Polícia e a administração do Theatro Municipal, mas até a publicação desta matéria, não obteve resposta.   

Ferros-velhos do Centro são a mola motora dos roubos e furtos de peças metálicas

Título e Texto: Redação, Diário do Rio, 14-5-2022

“O Centro está cada vez mais abandonado. Dá até medo andar por lá.” Não é só Centro que está abandonado, é TODO o Rio de Janeiro! E sim, dá medo de andar no Centro.

2 comentários:

  1. Ainda bem que só roubaram os brasões. Pior seria se os ladrões tivessem levado o "h" do T"h"eatro.
    Aparecido Raimundo de Souza
    de Colatina, no Espírito Santo

    ResponderExcluir
  2. FOTO LEGENDADA ACIMA:
    Rapaz de boné preto
    - Amigos, achei o dedo faltoso do Lula...
    Aparecido Raimundo de Souza
    de Colatina, no Espírito Santo.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-