quinta-feira, 15 de novembro de 2012

TAP: outro alvo (ou vítima) da retórica marxista e…

... do blá-blá-blá dos bonecos de ventríloquo.
O chavão preferido é a “bandeira”… Que se a companhia for vendida o país deixará de ter uma companhia aérea de bandeira. Bobagem. Por dois motivos:
1) Primeiro, pessoalmente, julgo que o Estado não tem que ser “empresário”, não tem que administrar empresas aéreas, fábrica de quibes e outras empresas… Sempre, repito, sempre, aqui e acolá, essas empresas públicas raramente são bem administradas e muito frequentemente são feudos político-partidários e sindicais! Onde quem administra é indicado pelo Governo (muitas vezes o indicado nunca passou perto da “empresa”) e onde os “trabalhadores” têm um status que os demais trabalhadores do setor privado não têm. O mais importante é o da inadmissibilidade. Em suma, tornam-se uma fortaleza inexpugnável. Estou me lembrando da Petrobras e da Vale do Rio Doce. A primeira é estatal. A segunda foi. Hoje, privatizada, tornou-se um colosso. Ah, e a Embraer, o que foi e o que é agora, hein?
Penso que o Estado tem um tripé de responsabilidade: Saúde, Segurança e Educação.
2) E sobre a “bandeira”: o Brasil, na década de 60, tinha duas companhias de “bandeira”: a Panair (voando para a Europa) e a Varig. Com a incorporação da primeira pela segunda, esta tornou-se a empresa de “bandeira”, com o monopólio das frequências internacionais. Na década de 90, outras empresas brasileiras voavam também para o exterior. A Vasp, por exemplo, voava para Seul, Coreia do Sul, e Zurique; a Transbrasil chegou a voar para Lisboa.
Os Estados Unidos da América têm dezenas, para não dizer centenas, de empresas aéreas de… bandeira. Todas privadas. E têm pintado nas caudas dos seus aviões a bandeira dos EUA.
Veja na foto:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-