quinta-feira, 18 de julho de 2013

Adams diz que governo tem interesse em negociar com aposentados do Aerus

Da esq. p/ dir: Deputados Chico Alencar, Rubens Bueno, Henrique Eduardo Alves e ministro Luís Inácio Adams discutem caso dos aposentados do Aerus. Foto: Robson Gonçalves
Luis Zanini
O advogado-geral da União, ministro Luís Inácio Adams, disse nesta quarta-feira aos integrantes da Comissão Externa que acompanha a situação dos aposentados do fundo de pensão Aerus e ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que o governo tem interesse em negociar um acordo para garantir a regularização dos benefícios por um prazo de até 10 anos.
“Foi o mais objetivo e produtivo dos encontros que a comissão realizou até o momento, porque o ministro Adams manifestou preocupação com a gravidade da situação dos aposentados e pensionistas do Aerus e disse que o governo não descarta a possibilidade de acordo nos autos para garantir 10 anos de proventos aos beneficiários do fundo”, disse o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), membro da comissão.
Esta semana o colegiado também reuniu-se com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, e com o desembargador TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, Carlos Moreira Alves (leia abaixo).
O deputado Rubens Bueno (PPS-PR) disse que a solução para impasse vivido pelos mais de 9 mil aposentados,  1 mil pensionistas do Aerus e 10 mil trabalhadores da ativa é “técnica e negociada”. “Não estamos negociando em nome dos aposentados, do Sindicato dos Aeronautas ou do Aerus, mas buscando uma mediação que garanta a regularização dos benefícios”, destacou.
Bueno acrescentou que no encontro o ministro Adams disse também que o governo estuda alternativas para resolver o pagamento da ação de defasagem tarifária antes mesmo da sentença final do processo que tramita no STF.
Adams revelou ainda que outros setores do governo, como a Secretaria Geral da Presidência, o Ministério do Planejamento e do Tesouro Nacional estariam empenhados na solução do problema enfrentado pelos beneficiários do fundo de pensão Aerus.
“Manifestamos também ao ministro Adams preocupação quanto à extinção do fundo pela falta de recursos para pagar os beneficiários já em agosto e ele nos garantiu que discutiria ainda hoje o caso com o secretário executivo do Ministério da Previdência, Carlos Gabas”, disse Rubens Bueno.
Diante da gravidade da extinção do fundo, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves, irá receber os representantes dos aposentados e pensionistas do Aerus nesta quinta-feira, às 9 horas, para discutir o assunto.

TRF
O desembargador Carlos Moreira Alves, Tribunal Regional Federal da 1ª Região, disse a Comissão Externa do Aerus que pretende julgar com brevidade a ação civil pública de complementação de 100% dos benefícios dos integrantes do fundo do pensão.
Segundo o deputado Rubens Bueno (PPS-PR), o desembargador reconhece a necessidade do julgamento célere da ação, mas  justificou que a matéria é complexa e exige exame apurado do processo.
“O desembargador não definiu prazo, só disse que pretender julgar com brevidade a ação de acordo com o que determina a Constituição sobre precedência dos idosos na análise dos processos judiciais”, disse o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), que é membro da comissão e também participou da reunião com Moreira Alves.
Os deputados Miro Teixeira (PDT-RJ), Benedita da Silva (PT-RJ) e Osmar Serraglio (PMDB-PR), membros do colegiado que estiveram presentes a audiência com o desembargador, apelaram ao magistrado para que ele julgue o mais rápido possível a ação, uma vez que a média de idade dos aposentados e pensionista do fundo de pensão é de 72 anos.
()
Título e Texto: Luis Zanini, Portal do PPS, 17-7-2013

Relacionados:

7 comentários:

  1. Esta notícia já me chegou via e-mail com o assunto: "Enfim, uma boa notícia!".
    Não me canso de me surpreender com alguns (ou talvez a maioria) dos meus colegas de infortúnio: além de esquecer o passado com surpreendente velocidade e volubilidade, também soltam rojões com a mesma surpreendente velocidade.

    ResponderExcluir
  2. Concordo contigo Jim, estou farto das boas notícias apregoadas levianamente, enganadores irresponsáveis!

    ResponderExcluir
  3. Perdoe-me Jim, a DOR dilacerante atordoa-me completamente, faltou meu nome, no comentário anterior.

    DTS

    ResponderExcluir
  4. Não me surpreendo com a notícia. Só espero não ser enganado denovo por esse pessoal da AGU. Lembro bem sim do Senhor Dias Tofolli. Hoje Ministro do STF. Com o tal "Grupo de Trabalho" Para costurar um acordo. Tem boa memoria.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com você, acho que mais uma vez estão enrolando e ganhando tempo...
    Nao acredito em nada de que recebo, tipo: "enfim uma boa notícia"!!!!! Sem querer ser pessimista, acho que só se Deus der um empurrãozinho!!!!!
    Já esperamos tanto, vamos esperar para ver, né?
    Abraços.
    Ilca Eras

    ResponderExcluir
  6. Até que enfim recebemos uma boa noticia: O governo está "pensando" em nos autorizar viver por mais 10 anos. Ai de quem passar dos 10.
    Paulo Drummond de Macedo Contreiras, aposentado AERUS

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-