sexta-feira, 11 de abril de 2014

Comunicado do SNA: "Acordo à vista"


2 —  SNA Aerus Brasília: Acordo a vista.

O SNA informa que depois de 30 dias acampados dentro do Congresso Nacional em Brasília e após o governo ter envolvido os Ministérios na construção dos termos do acordo, o grupo de aposentados do Aerus, a maioria com mais de 75 anos, está a caminho de casa.

O acordo propõe que o governo assuma imediatamente a folha de pagamento integral dos pensionistas.

A expectativa é que o acordo seja firmado até dia 22/4.

Hoje pela manhã, 11/4/14, o SNA junto à Fentac, conseguiram passagens, acomodações e todos os meios necessários para que nossos colegas voltem para suas residências confortavelmente.

Mesmo ainda não havendo um documento assinado, consideramos o movimento vitorioso.
Parabéns aos corajosos e persistentes aeronautas que participaram do confinamento. 
Entenda o Movimento:

No dia 12 de Março, houve o julgamento da Ação de Defasagem Tarifária, da VARIG contra o governo, na qual o governo sofreu uma derrota, sendo dado ganho de causa à massa falida da companhia.

Na verdade, são duas ações diferentes, porém o AERUS é credor da massa falida que obteve a vitória no STF.
No mesmo dia, à tarde, houve uma audiência na Câmara dos Deputados com a Comissão Externa, que havia sido formada para acompanhar o confinamento da sede do AERUS no Rio de Janeiro em 2012.

No dia 13/3/14, vinte idosos entraram pelo anexo II da Câmara dos Deputados a fim de pressionar o governo a fazer um acordo que permitisse o pagamento integral dos pensionistas.

Desde então, o grupo permaneceu em confinamento na tentativa de alcançar um acordo em que o governo assumisse imediatamente a folha de pagamento do plano AERUS.

No dia 18/3/14, os aposentados percorreram o congresso em busca de assinaturas das lideranças parlamentares numa carta a ser encaminhada à presidente Dilma, solicitando a solução do problema.

Com o passar dos dias mais aeronautas aposentados aderiram ao grupo e passaram a dormir com os demais aeronautas em protesto e apoio aos colegas.

O SNA realizou algumas ações de apoio ao grupo, como idas à Brasília, suporte logístico, vigílias junto ao grupo, mobilização das mídias, etc.

A nossa união e a participação de associados comprometidos demostraram mais uma vez que o antigo jargão é real: a união faz a força. Esta ação foi mais uma conquista de todos que participaram. Mais uma vitória para a classe dos aeronautas e o mais importante: uma tranquilidade para nossos veteranos.

5 comentários:

  1. Que bom!! Agora já posso dormir tranquilo!!! PFdeM

    ResponderExcluir
  2. OLÁ AMIGOS,
    COMO POSSO ME INFORMAR SE SOU UM DOS BENEFICIADOS DA AÇÃO GANHA DE DEFASAGEM TARIFÁRIA?
    FUI COMISSÁRIO DA VARIG DESDE 1978 E SAÍ APOSENTADO EM 1995,E MEU NOME CONSTAVA NO SINDICATO COMO PARTICIPANTE DA AÇÃO COLETIVA.
    AGRADEÇO DESDE JÁ A INFORMAÇÃO QUE PUDER SER DADA.
    PAULO CERQUEIRA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A acão de Defasagem Tarifária foi da Varig contra a União. Pleiteava indenização por ter sido obrigada, a Varig, a manter preços.
      A Varig ganhou essa ação. Um dos credores é o Instituto AERUS. Se este algum dia receber o que de direito imagino que seja suficiente para repor as poupanças dos ativos e os benefícios dos aposentados e pensionistas.

      Excluir
  3. ZOROASTRO (ou Zoroastros), muito obrigado!...

    Creio haver uma simbiose das mais profícuas entre uma idade avançada e outras no aquém daquela. O comandante Zoroastro é, sem dúvida, o ícone da luta pela recuperação dos direitos dos aposentados do Aerus. O velho jovem Zoroastro (se não me engano, beirando nos 85 anos) deu uma lição de abnegação e força sobre-humana para fazer valer o ideal do direito, e, com grandeza de espírito, incorporou o super-homem nietscheano: o “combatente do presente...,o de alma transbordante, que esquece de si mesmo..., aquele que distribui o seu espírito entre os demais..., que tem o espírito e o coração livres”.
    Sua idade avançada e determinação de vencer contagiou, com certeza, os mais novos. Um grato exemplo de luta...

    Com estas palavras introdutórias quero parabenizar e agradecer o grupo dos sitiados no salão verde do Congresso Nacional – a casa do povo brasileiro – sem citar nomes em particular, pois seria ingrato da minha parte citar só alguns e esquecer tantos outros que se dedicaram também de outras maneiras para que houvesse uma luz no fim do túnel para nossa causa. No entanto, cito o nome do comandante Zoroastro para englobar a todos os integrantes envolvidos nesta luta pelos nossos direitos.

    Zoroastro (ou Zaratustra) na filosofia de Nietsche representa o profeta que anuncia o super-homem quando diz: “A grandeza do homem é ser ele uma ponte, e não uma meta; o que se pode amar no homem é ser ele uma transição e um ocaso”. O comandante Zoroastro é nosso super-homem, a ponte para que não sejamos engolidos pelo abismo da desesperança. Se a meta ainda não foi alcançada por completo, ao menos fica acesa ainda a luz da esperança. O comandante Zoroastro, pois, representa a transição de uma realidade desesperadora para, agora, podermos equilibrar-nos no fio da esperança. Mais uma vez, quando digo Zoroastro, refiro-me a todos estes abnegados colegas que se sacrificaram para o bem de todos. Considerem-se todos super-homens zoroastrinos...

    Se quisermos enaltecer com mais qualidades nietscheanas a estes nossos colegas, poderíamos acrescentar que não mediram conseqüências adversas e não se deixaram melindrar ao “distender uma corda sobre um abismo para encetar a travessia perigosa num temerário caminhar, num perigoso olhar para trás e perigoso tremer e parar”. Sempre tiveram a audácia da coragem e seguiram em frente. A eles, o nosso muito obrigado...

    Para o profeta Zoroastro só há vitória quando dirigimos o nosso olhar para o alto e escalamos os cumes mais altos e, então, do alto podemos gargalhar sobre as tristezas pelas quais passamos:"Olhais para o alto quando aspirais elevar-vos. Eu, como já encontro-me acima, olho para baixo. Quem entre vocês pode estar acima e ao mesmo tempo gargalhar? Aquele que escalou o mais elevado dos montes, ri-se de todas as tristezas encenadas da vida." (Nietsche)

    FELIZ PÁSCOA A TODOS!...

    Valdemar Habitzreuter

    ResponderExcluir
  4. isto esta cheirando ARMAÇAO do governo, sair sem documento assinado,Acreditar no PT, sei NAO.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-