domingo, 4 de maio de 2014

Passeio em Lisboa

Ontem, sábado, meus netos me levaram a Lisboa. A tarde estava ótima. A temperatura se mostrava em 30 ozinhos, ou zerinhos, como queiram.
Desembarcamos na estação ferroviária (da CP-Comboios de Portugal), do Rossio.

Viramos à esquerda para a Praça dos Restauradores. Logo revimos três ou quatro senhores que estão lá todos os dias para trocar (e vender, acho) figurinhas, cromos, autocolantes.

Foto: Cátia
Subimos um pouquinho mais e atravessamos para a direita no início da Avenida da Liberdade.

Descemos a Rua das Portas de Santo Antão. Passamos pelo Rei dos Frangos, Restaurante Bonjardim. Atravessamos ilesos o assédio das alas dos empregados dos restaurantes dessa rua.

E chegamos ao Largo de São Domingos. Olha ela aí!

Tomei uminha sem elas. Custa uma moeda de UM e mais trinta e cinco moedinhas…
E fomos visitar a Igreja de São Domingos.

Igreja de São Domingos, do Convento de São Domingos de Lisboa ocupa a metade norte do lado oriental da Praça D. Pedro IV.
Foi construída no século XIII, por ordem do rei D. Sancho II tendo a sua primeira pedra sido lançada em 1241. A velha Igreja de São Domingos ficava junto à ermida de Nossa Senhora da Escada, também conhecida por Nossa Senhora da Corredoura, por ficar próximo do sítio deste nome, atualmente a Rua das Portas de Santo Antão, e cuja construção datava dos princípios da monarquia.
Sendo uma das igrejas mais vasta de Lisboa, nela se realizaram todas as grandes cerimónias religiosas, as exéquias nacionais e reais, assim como as solenidades dos baptizados e casamentos reais.

Em 13 de agosto de 1959, um violento incêndio destruiu por completo a decoração interior da igreja, onde constavam altares em talha dourada, imagens valiosas e pinturas de Pedro Alexandrino de Carvalho. A igreja recebeu obras e reabriu ao público em 1994, sem esconder as marcas do incêndio, como as colunas rachadas. Ainda que destruída, é uma igreja que sobressai pela policromia dos seus mármores.

Chegamos à Praça da Figueira.↓↓

E enveredamos pela Rua da Prata.

Foto: Walter Fernandes Leite
Esta é a Igreja de São Nicolau.↓↓

A Igreja de São Nicolau foi construída no início do século XIII, tendo sido fundada entre 1209 e 1229 e reconstruida no mesmo século, em 1280, por iniciativa do bispo D. Mateus; depois de várias reedificações sofreu a sua mais importante mudança já na década de 70 do século XVIII devido ao Terramoto de 1755.

Estava se realizando um casamento. Alguém deu a ideia que esperássemos o final da cerimônia e nos misturássemos aos convidados rumo à boca livre…
Falando em boca, a juventude enfrentou a fila do Santini para lamber dois sorvetões…

Já volto para contar...
Passeio em Lisboa (continuação)