quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Abençoado sol

José Luís Seixas
O sol continua esplendoroso.
Passos Coelho insiste na amarga receita da austeridade, dos cortes, da recessão. Todos os dias nas televisões passam os grandes e pequenos especialistas de tudo e mais alguma coisa censurando tudo e mais alguma coisa.
Proclamam alternativas. Falam da necessidade do crescimento económico, da criação de empregos, da urgência da bonança. Denunciam a penúria e os que – malvados – teimosamente nos impõem o seu garrote. Mas, pergunta-se, com que dinheiro? Dos bancos? Mas se já nem eles conseguem outro financiamento que não o do Banco Central Europeu e para prover à compra da dívida pública? Das grandes fortunas? Onde estão elas? De mais impostos?
É esta inconsistência que assusta. A realidade assume recortes tão dramáticos que prometer o incumprível é criminoso. Todos sofremos e todos vamos sofrer mais ainda. Talvez nos  consigamos levantar no futuro. Talvez. Mas tantas são as vicissitudes que o silêncio é a única atitude que revela sabedoria. Silêncio, trabalho, imaginação e fé na capacidade regeneradora do ser humano.
Sei que a vozearia que ecoa nos jornais e nas televisões não ajuda. Por vezes parece vivermos num campo de alucinados em que a capacidade de contágio atinge os mais insuspeitos. Ouvimos o inacreditável provindo de quem menos se esperaria. E sobre disparates que não  passam disso mesmo criam-se novelas que encobrem outras histórias e postergam o decisivo.
Mas o sol continua esplendoroso. Embora a nossa pobre e devastada agricultura, que já não se ilude com promessas de subsídios, reze a Santa Bárbara para que chova. É urgente, dizem.  
Título e Texto: José Luís Seixas, Destak, 01-02-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-