quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Islâmicos e Muçulmanos


Francisco Vianna
Penso que o termo 'islâmico' ficou desmoralizado pelo fundamentalismo radical que inspira pavor no resto do mundo, inclusive em certas populações árabes, ao passo que o termo muçulmano não! Tenho alguns amigos muçulmanos a quem respeito e cuja religião é voltada para o bem da humanidade e que aceita e respeita o pluralismo religioso.
Um deles me disse que a aplicação da Lei Sharia é uma utopia despropositada, pois foi criada há mais de 10 séculos e se refere a uma realidade daquela época. Da mesma forma como existem seitas cristãs super- radicais e retrógradas, há também variantes de outras religiões, incusive judeus anti-sionistas, etc., não menos fundamentalistas e extremamente perigosas para as pessoas do seu entorno, lutando pelo atraso provocado pelo ódio sectário.
Em Israel, existe, por exemplo, um boa fração de palestinos vivendo perfeitamente integrada com as leis do país e totalmente livres para professar sua fé maometana. São pessoas educadas, capazes, que fizeram suas vidas na base da competência e do respeito à diversidade cultural e de fé. Alguns deles, inclusive, servem às Forças Armadas israelenses, como especialistas em diversas áreas.
Forças externas, algumas delas não árabes, jogam com a população ex-nômade e ignorante da Palestina (a maioria vivendo em Gaza e na Cisjordânia em estruturas criadas quase todas pelos judeus) e usam-na como 'bucha de canhão' na sua luta decadente contra a civilização e o progresso que os judeus trouxeram à região.

Pode ser que eu esteja errado, mas é assim que eu vejo a situação no Oriente Médio. Os Emirados Árabes Unidos, o Kuweit, e poucos outros países são as gratas exceções na região e, penso que não seria difícil um entendimento mais amplo desses com os israelenses, até mesmo para melhorar a segurança e a paz na área.
Um abraço,
Francisco Vianna
Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-