segunda-feira, 4 de março de 2013

Portagens. Paga quem utiliza as autoestradas

Maioria dos inquiridos do barómetro i/Pitagórica defende conceito utilizador/pagador para financiar PPP rodoviárias 
Luís Rosa
A introdução de portagens nas autoestradas foi uma das principais divergências entre PS e PSD nos últimos 15 anos. Enquanto os socialistas implementaram a partir de 1999 várias vias em que o Estado substituia o utilizador no pagamento da viagem, os sociais-democratas sempre argumentaram que o sistema mais justo passava pelo pagamento de uma portagem por quem utilizava a via.
Com a crescente aposta em parcerias público-privadas rodoviárias, e a consequente falta de receitas para pagar às concessionárias, o governo de José Sócrates viu-se obrigado a introduzir as primeiras portagens nas autoestradas sem custos para o utilizador (SCUT). O governo actual acabou por concluir esse processo.
Apesar de ainda persistir alguma contestação nas áreas que ficaram sem autoestradas SCUT, cerca de 65% dos inquiridos do barómetro i/Pitagórica preferem que as portagens sejam pagas apenas pelos utilizadores.
Os inquiridos que defendem que as portagens sejam pagas por impostos cobrados a todos os portugueses ficam-se pelos 19,6% do total da amostra.
Questionados sobre a melhor forma de fazer face aos crescentes encargos com as autoestradas SCUT (devido à menor utilização e consequente baixa de receitas das portagens), 47,9% dos inquiridos entende que os utilizadores dessas vias devem suportar um aumento das portagens, assim como devem aumentar os locais de cobrança. Uma minoria de 12,8% defende que o aumento dos encargos com as portagens deve ser financiado com um aumento de seis cêntimos dos combustíveis, mesmo que todas as antigas SCUT deixem de ser pagas pelos utilizadores. ´
Título e Texto: Luís Rosa, jornal “i”, 04-03-2013, 14h15
Foto: Ricardo Meireles

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-