segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

China formaliza prisão de jornalista australiana

Cheng Lei é acusada de vazar informações do país asiático ao Ocidente

Cristyan Costa

Partido Comunista da China(PCC) formalizou nesta segunda-feira, 8, a prisão da jornalista australiana Cheng Lei [foto]. A profissional de comunicação está detida há seis meses por supostamente vazar informações do país asiático ao Ocidente. Ela atuava como âncora de destaque do canal em inglês da mídia estatal chinesa CGTN.

A ministra das Relações Exteriores da Austrália, Marise Payne, emitiu um comunicado manifestando “sérias preocupações sobre a detenção da Sra. Cheng regularmente em níveis superiores, incluindo sobre seu bem-estar e as condições de detenção”.

Cheng foi presa num momento em que as tensões entre a China e a Austrália se elevaram. Espera-se que a temperatura continue alta. As relações diplomáticas se deterioraram no início de 2020, depois de um pedido de Canberra (capital da Austrália) para uma investigação internacional sobre a origem do novo coronavírus, detectado pela primeira vez na cidade chinesa de Wuhan. Além disso, a Austrália critica Pequim por influência crescente na região Ásia-Pacífico e interferências no cotidiano dos australianos, como sanções ao vinho e demais produtos do país.

Título e Texto: Cristyan Costa, revista Oeste, 8-2-2021, 7h20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-