segunda-feira, 18 de julho de 2022

Bolsonaro discute soluções sobre importação de grãos com Zelensky

Presidentes de Brasil e Ucrânia conversaram por telefone nesta segunda-feira sobre relação comercial e situação de guerra

Os presidentes de Brasil e Ucrânia tiveram uma conversa por telefone nesta segunda-feira, 18, para tratar especialmente da retomada da importação de grãos por parte dos brasileiros. O teor da conversa foi revelado pelo líder ucraniano VolodymyrZelensky em publicação nas redes sociais.

Por sua vez, o governo de Jair Bolsonaro não se manifestou sobre a conversa com Zelensky. No domingo, em contato com jornalistas, o presidente brasileiro havia manifestado que a conversa era “segredo de Estado”.

Na publicação, Zelensky afirmou que a relação comercial com o Brasil faz parte de um esforço para garantir a segurança alimentar global, em suas palavras, “provocada pela Rússia”. Os ucranianos estão entre os maiores exportadores mundiais de grãos.

“Tive uma conversa com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. Informei sobre a situação no fronte (de guerra). Discutimos a importância de retomar as exportações de grãos para evitar uma crise alimentar global provocada pela Rússia. Apelo a todos os parceiros para que se juntem às sanções contra o agressor”, afirmou Zelensky nesta segunda-feira.

Zelensky vem buscando o apoio de líderes estrangeiros para conseguir desbloquear as exportações de grãos na Ucrânia. A maior parte da produção está parada em portos atualmente controlados pela Rússia ou nem conseguem chegar até lá por conta bloqueios de estradas.

Na manifestação a jornalistas no domingo, Bolsonaro afirmou que trataria da guerra da Ucrânia com a Rússia apenas “se ele (Zelensky) perguntar para mim alguma coisa”.

Além da questão de grãos com a Ucrânia, Bolsonaro negocia com a Rússia sobre o fornecimento de diesel, em momento em que o país enfrenta necessidade de garantir abastecimento do combustível no mercado nacional.

Título e Texto: Redação, Revista Oeste, 18-7-2022, 16h45

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-