segunda-feira, 18 de julho de 2022

Presidente da Hungria, Katalin Novák, fez visita oficial ao Brasil

Presidente Jair Bolsonaro recebeu homóloga no Palácio do Planalto

Diplomacia Business

A presidente da Hungria, Katalin Novák foi recebida pelo presidente Jair Bolsonaro, em cerimônia oficial no Palácio do Planalto nesta segunda-feira (11). No sábado (9), a mandatária chegou ao Rio de Janeiro, onde visitou o Instituto de Estudos do Mar Paulo Moreira, da Marinha, e reuniu com jovens húngaros que moram na cidade.

Esta é a primeira visita que a Novák realiza a um país fora da Europa desde que tomou posse no cargo, em maio. A vinda da presidente dá seguimento à visita do Primeiro-Ministro húngaro Viktor Orbán ao Brasil, em 2019, e à recente viagem do Presidente da República do Brasil à Hungria.

Conforme o Palácio do Planalto, a pauta girou ao redor de temas bilaterais, sobretudo a cooperação aeronáutica e educacional. Após o encontro e pronunciamentos à imprensa, a presidente húngara participou de um almoço na residência presidencial que contou com a presença de autoridades.

Relação bilateral

A Hungria é o primeiro país da Europa Central a adquirir cargueiros Embraer KC-390.  Além disso, o programa “Stipendium Hungaricum” levou 1.100 estudantes brasileiros a estudos superiores no país europeu.

O comércio bilateral alcançou U$ 518 milhões. Entre os produtos exportados, destacam-se couro e máquinas-ferramentas para trabalhar metais. Entre os importados, destaque para partes e acessórios de veículos automotivos, bem como automóveis de passageiros.

Fonte: Diplomacia Business, 12-7-2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-