quarta-feira, 13 de julho de 2022

La Fiorentina, no Leme, é tombado pela Prefeitura do Rio

O decreto leva em consideração a importância histórica e cultural do tradicional restaurante, inaugurado em 1957, que é estampado por assinaturas de artistas nacionais e internacionais em suas colunas e paredes; Eduardo Paes firmou o tombamento nesta quarta-feira, 13.

Estéfane de Magalhães

Na quarta-feira passada, (8/7), a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou a proposta da vereadora Monica Benicio (PSOL) para o tombamento, por interesse histórico e cultural, do restaurante La Fiorentina, no Leme. E nesta quarta-feira, (13/7), o Prefeito Eduardo Paes assinou, oficialmente, o decreto de tombamento.

O decreto leva em consideração a importância histórica e cultural do tradicional restaurante, inaugurado em 1957, e tradicional reduto da boemia cultural do Rio. O Projeto de Lei foi aprovado em sua integralidade, o que inclui a preservação da fachada, paredes e colunas com assinaturas de artistas nacionais e internacionais.

A iniciativa leva em conta ainda que o La Fiorentina compõe o skyline da orla de Copacabana, elemento integrante do Sítio Paisagens Cariocas – Patrimônio Mundial reconhecido pela Unesco. E que o restaurante é um dos responsáveis pela conservação e preservação, no trecho fronteiro ao imóvel, do paisagismo de Roberto Burle Marx do Calçadão de Copacabana, o maior mosaico em pedras portuguesas do mundo, Bem Tombado Municipal.

Quaisquer intervenções físicas a serem realizadas no referido bem tombado deverão ser previamente aprovadas pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro, conforme determina o Plano Diretor em vigor.

O La Fiorentina foi fundado, em 1957, e suas paredes contam com mais de 3 mil assinaturas e fotografias de celebridades, como PeléZicoNara Leão e Ricardo Boechat. O local também foi um importante centro de divulgação cultural, tendo realizado peças de teatro, shows e outros eventos sociais relevantes.

Título e Texto: Estéfane de Magalhães, Diário do Rio, 13-7-2022

Um comentário:

  1. Grande época de minha vida. Adorava arroz de polvo. Eu morava na Domingos Ferreira 125, Edifício Master, lugar onde você não podia gritar:
    -Meu bem joga a chave, senão morria. No mesmo prédio moravam Clara Nunes, Elke maravilha e Alcione. Elas faziam shows na Galeria Alaska, cansei de jantar NA madrugada com elas antes de serem famosas no FIORENTINA. Sempre fui isolado, morando sozinho. Tinha muitos amigos na região, inclusive o global Fernando José.
    Assistia os shows na galeria. Frequentava muito o LE BATEAU boate na Praça Serzedelo Corrêa.
    Chope da Brahma minha indubitável paixão, até hoje não frequento restaurantes sem chope da Brahma.
    Para mim o famoso príncipe português é aproximado.
    O cantor Agnaldo Timóteo em 1975 homenageia a Galeria Alaska, a música intitulada como: “A galeria do amor”.
    Bibi Ferreira Dirigiu desde espetáculos como Brasileiro: Profissão Esperança, como shows de cantoras do primeiro time, entre elas Clara Nunes, até shows de travesti, como Gay Fantasy, na Galeria Alaska, em Copacabana, que tinha como estrela a travesti Rogéria, de quem se tornaria uma grande amiga.
    Tião Macalé, Emílio Santiago, Elke Maravilha, eram frequentadores assíduos. Também teve a presença de Mick Jagger e David Bowie, eles deram um show para os frequentadores.
    Apenas deixo um pequeno epilogo.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-