sábado, 22 de outubro de 2022

Entregues à bicharada

Prepara-se um imenso amanhã repleto de grilos crocantes, autocarros em greve, frio, cobertores, clausuras a pretextos sortidos. E escuridão. Entrámos num século sem luzes, figuradas e literais.

Alberto Gonçalves

Açúcar? Mata. Sal? Esfola. Hidratos? Engordam. Carnes vermelhas? São um perigo. Gorduras? Nem a brincar. Peixe? Não alimenta. Marisco? Provoca gota. Lacticínios? Avariam o fígado. Vegetarianismo? Uma moda inconsequente. Removidos os venenos citados, a alimentação fica entregue à bicharada. Não falo de frangos e perus, cuja criação evidentemente favorece as alterações climáticas. Falo de insetos.

Falo de insetos porque não se tem falado o suficiente, porque amanhã se celebra o Dia Mundial do Insecto Comestível e porque no próximo dia 27 se realiza, em Leça da Palmeira, a 4ª edição das comemorações do Dia Mundial do Inseto Comestível, a cargo de uma entidade chamada Portugal Insect. Parece-me grave que semelhante iniciativa não convoque a atenção suscitada por um Mundial da bola ou assim. Na página de Facebook da Portugal Insect, a notícia do evento tinha, à hora a que escrevo, 32 “gostos” e 11 comentários, na maioria negativos e enojados. Para cúmulo, apesar de algumas reportagens televisivas, os “media” não ajudam à divulgação. Eu ajudo.

Parte inferior do formulário

O programa de dia 27, a decorrer no Clube de Vela Atlântico, é o seguinte:

9.30: Abertura;

10.00: Apresentação da Portugal Insect e do sector;

10.15: Sessão Técnica – Produção de insectos;

11.15: Coffee Break;

11.45: Workshop – Utilização de insectos em produtos alimentares;

13.00: Almoço;

14.00: Sessão técnica – Transformação e utilização de insectos;

14.30: Perspectivas internacionais do sector dos insectos como fonte nutricional;

15.00: Mesa redonda;

16.00: Encerramento.

O preço da inscrição são meros 120 euros, leia-se a doação do dr. Costa com folga para uns rebuçados de gafanhoto que, lá em casa, farão a alegria da petizada. O cartaz da coisa é ilustrado com a imagem do que julguei serem larvas. Investiguei e descobri que afinal são tenébrios. O que são tenébrios? Investiguei outra vez: são larvas.

Provavelmente, os afortunados participantes do evento almoçarão aquilo que surge no queijo ou no bife quando os esquecemos à temperatura ambiente. E o melhor de tudo é que começam por aí a vender-nos a ideia de que, em breve, boa parte da humanidade almoçará o mesmo. Nem o proverbial atraso português impediu a cantina do Politécnico de Lisboa de servir “chocolates” e “hambúrgueres” confeccionados a partir de familiares da lombriga. E, pelo mundo civilizado afora, comer larvas e grilos ameaça tornar-se banal. Ou pelo menos garantem-nos que sim, a fim de nos convencer.

As Nações Unidas, que nunca falham, andam desde 2013 a promover essa alternativa “sustentável” e “nutritiva”.

Por mim, nem por um instante duvido que os insectos sejam a comida do futuro, até porque no passado é preciso recuar uns séculos, quiçá uns milénios, para encontrar europeus que fizessem disso, digamos, o prato principal. Falta de hábito, um óptimo hábito. Por pura ignorância, sempre que reclamamos de uma mosca na sopa pretendemos sugerir que a criatura está ali a mais. Não tarda, reclamaremos que há apenas uma mosca na sopa. Basta que a mensagem da ONU se entranhe, ou que a escassez e o preço dos alimentos tradicionais os tornem inalcançáveis, de acordo com o que acontecer primeiro.

A bem do planeta, espero que, o que quer que aconteça, aconteça depressa. E não me refiro só aos alimentos. É óbvio que, nos diversos aspectos da vida corrente, existe uma abençoada inclinação para remover as massas brutas do caminho da perdição em que nos enfiáramos. Felizmente, nos lugares de decisão temos elites por definição esclarecidas que sabem o que nos convém e que, com maior ou menor gentileza, nos orientam para esse radioso destino.

Após milhares de instrutivas viagens em jactos privados e inúmeros banquetes reflexivos, que o corpinho mimoso do eng. Guterres não se fez à custa de tenébrios nem se mantém a pedalar velocípedes, as elites concluíram: não se admite que, em 2022, ainda haja gente a deglutir panados de porco, a deslocar-se em automóvel particular, a ter automóvel particular, a aquecer ou a resfriar a casa conforme lhe apetece, a acender lâmpadas ao calhas, a fazer compras aos domingos e a comprar o que, dentro do possível, escolhe. A sorte é que a probabilidade de tal bandalheira continuar em 2023 é baixa.

Não é à toa que os supermercados desataram a fechar a cadeado as latas de conserva, um luxo que arruína os oceanos. A tendência Outono-Inverno já se prevê amiga do ambiente. Daí em diante, prepara-se um imenso amanhã repleto de grilos crocantes, autocarros em greve, bicicletas, frio, cobertores, clausuras a pretextos sortidos. E escuridão. Graças à lucidez dos senhores que mandam, entrámos num século sem luzes, figuradas e literais. Até que enfim: a Terra não podia esperar. Esperamos nós, sentados no breu da sala gelada a petiscar larvas. Um dia, as larvas petiscam-nos de volta. Todos acabamos entre bichos.

Título e Texto: Alberto Gonçalves, Observador, 22-10-2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-