quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Censura: comentarista é afastada da Jovem Pan

Cristina Graeml não participará do Jornal Jovem Pan e do 3 em 1 até o fim das eleições, em 31 de outubro

Edilson Salgueiro

A TV Jovem Pan News precisou afastar a comentarista política Cristina Graeml [foto] de sua programação. Ela não deve participar do Jornal Jovem Pan e do 3 em 1 até o fim das eleições, em 31 de outubro.

A decisão ocorre porque o nome da jornalista é citado diversas vezes nas representações encaminhadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A intenção da emissora é evitar novas retaliações.

“O PT finge ser democrático, mas adora uma ditadura”, disse Cristina, em vídeo publicado nesta quinta-feira, 20, no Twitter. “Faz amizade com ditadores e proíbe jornalistas e pessoas comuns de falarem dessa amizade.”

A jornalista lembrou os recentes avanços do TSE contra a liberdade de expressão, incluindo a censura prévia à Brasil Paralelo e a tentativa de censura à Gazeta do Povo. “Não podemos mais trazer notícias de um passado recente, em que um ex-governante estava preso por ter cometido crimes”, revelou.

Cristina ressalta que as decisões do TSE são arbitrárias e contrariam a liberdade de expressão, prevista na Constituição de 1988. “A população brasileira não aceita viver sob ditadura”, salientou. “O brasileiro não tolera isso.”

Recentemente, a emissora precisou afastar a comentarista política Zoe Martínez do programa Morning Show. A Jovem Pan teme que possíveis comentários contra Lula possam desagradar aos ministros da Corte Eleitoral. Os Pingos nos Is, programa de destaque nacional, precisou modificar parte do quadro de comentaristas para atender às regras da Justiça Eleitoral.

Onda de repressão

Na quarta-feira 19, a Jovem Pan comunicou que está sob censura. A empresa foi proibida pelo TSE de informar os brasileiros sobre os fatos que envolvem as condenações de Lula. O grupo empresarial argumenta que a decisão da Corte foi proferida “ao arrepio do princípio democrático de liberdade de imprensa”, que proíbe qualquer forma de censura e obstáculo para a atividade jornalística. “Não importa o contexto, a determinação do Tribunal é para que esses assuntos não sejam tratados na programação jornalística da emissora”, diz o texto.

A emissora alerta para os riscos da escalada autoritária do TSE, visto que a decisão de cercear a liberdade de imprensa pode afetar todos os veículos de comunicação do país. “Enquanto as ameaças às liberdades de expressão e de imprensa estão se concretizando como forma de tolher as nossas liberdades como cidadão neste país, reforçamos e enfatizamos nosso compromisso inalienável com o Brasil”, comunicou o grupo empresarial. “Acreditamos no Judiciário, nos demais Poderes da República e nos termos da Constituição Federal de 1988. Defendemos os princípios democráticos da liberdade de expressão e de imprensa e fazemos o mais veemente repúdio à censura.”

Título e Texto: Edilson Salgueiro, Revista Oeste, 20-10-2022, 18h20

Relacionados: 
Virou escárnio! 
Graças à censura do TSE, o processo eleitoral está irremediavelmente sujo 
A pedido do TSE... Lula não é... 
"Quem somos nós para ccriticar autoridades?" 
"Linhas constitucionais não abrem espaço para controlar mídia" 
Bolsonaro está proibido de dizer que PT votou contra o Auxílio Brasil 
Jornalista da Folha chama a pequena Laura Bolsonaro de ‘puta’ em rede social 
Jovem PAN censurada – A verdade do que está acontecendo! (+ Zoe Martinez) 
Moraes proíbe Bolsonaro de usar fala de Lula exaltando a covid-19 
Quanto falta para o Tribunal fechar jornais e queimar livros? 
A desfaçatez continua: TSE atende Lula e abre investigação contra Jovem Pan 
Alexandre de Moraes transformou o Brasil em Cuba antes de Lula assumir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-