segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Com foco em segurança, conservador é eleito primeiro-ministro na Suécia

Com coalizão de quatro partidos, novo governo deve focalizar em combate à criminalidade e redução da imigração

O líder conservador Ulf Kristersson [foto] conseguiu maioria dos votos no Parlamento e foi eleito nesta segunda-feira, 17, primeiro-ministro da Suécia.

Kristersson obteve 176 votos, depois de um acordo para um governo de coalizão, composto de seu próprio partido, o Moderados, do Democratas Cristãos e dos Liberais, além do Democratas da Suécia (SD), sigla de direita.

Os quatro partidos apresentaram um roteiro conjunto sobre sua cooperação futura, destacando eixos como a luta contra o crime e a imigração, bem como a construção de novos reatores nucleares.

O Moderados foi o grande vencedor das eleições gerais de 11 de setembro, despontando como o segundo partido mais votado, com 20,5% dos votos, atrás apenas do Partido Social Democrata, sigla da atual primeira-ministra, Magdalena Andersson, que domina a política sueca desde a década de 1930.

Entre as propostas do novo governo, que deve ser anunciado na terça-feira 18, estão cortes significativos na política de acolhimento de imigrantes, reduzindo a cota do ano passado de 6,4 mil para 900. Também considerará a possibilidade de “expulsar estrangeiros por má conduta”.

Com sérios problemas de criminalidade e acerto de contas entre criminosos na Suécia, Kristersson fez da segurança o tema principal de sua campanha, junto com promessas de controle de preços da energia, que dispararam, pela guerra na Ucrânia.

O programa também prevê autorizar a revista de pessoas em determinados bairros, com maior índice de violência, penas mais duras para reincidentes e a possibilidade de prestar depoimento anonimamente em tribunal.

Título e Texto: Redação, Revista Oeste, 17-10-2022, 10h45

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-