sexta-feira, 21 de outubro de 2022

New York Times alerta para autoritarismo de Moraes

Segundo o jornal norte-americano, apenas o presidente do TSE está habilitado a decidir aquilo que pode ser dito nas redes sociais

Edilson Salgueiro

A escalada autoritária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do ministro Alexandre de Moraes está passando ao largo de setores da mídia brasileira, mas não pelos olhos da imprensa internacional. Em texto publicado nesta sexta-feira, 21, no jornal norte-americano New York Times, o correspondente Jack Nickas mostra que, a partir de agora, o presidente do TSE é o único homem habilitado a decidir aquilo que pode ser dito nas redes sociais.

“É uma das ações mais agressivas tomadas por qualquer país para combater informações falsas”, diz Nickas, ao mencionar a torrente de desinformação enfrentada pelos brasileiros nas eleições deste ano.

Na quinta-feira 20, o TSE ampliou o poder de polícia da Corte e atribuiu a si próprio a permissão de retirar “fake news” da internet, sem a necessidade de outros ofícios. Antes dessa decisão, os partidos tinham de apresentar uma ação ao TSE e pedir a retirada do conteúdo do ar. Agora, as redes sociais devem cumprir as ordens de retirada em até duas horas. O descumprimento das determinações pode resultar na suspensão das atividades das empresas no país.

As novas regras, aprovadas por unanimidade pelos sete juízes da Corte Eleitoral, dão amplos poderes a Moraes durante o período das eleições. O TSE informa que esses poderes cairão depois do pleito, mas entrarão em vigor novamente em futuras campanhas.

Título e Texto: Edilson Salgueiro, Revista Oeste, 21-10-2022, 15h04

Relacionados: 
TSE rejeita direito de resposta contra Bolsonaro 
[Aparecido rasga o verbo] Apenas uma canetada 
Censura: comentarista é afastada da Jovem Pan 
Virou escárnio! 
Graças à censura do TSE, o processo eleitoral está irremediavelmente sujo 
A pedido do TSE... Lula não é... 
"Quem somos nós para ccriticar autoridades?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-