terça-feira, 18 de outubro de 2022

Como fazer turismo no Rio


Alberto José

No Rio de Janeiro, outrora conhecida como Cidade Maravilhosa, com exceção de algumas praias, do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar, a beleza das florestas, só deve ser vista pela janela do avião.

Nas praias mais movimentadas você, turista, pode ir, mas é melhor deixar no cofre do hotel a carteira, o passaporte, câmeras e o celular.

Não é uma boa ideia, uma caminhada romântica pela areia ao entardecer ou de madrugada, para ver o sol nascer; você pode ser assaltado.

Na chegada ao aeroporto ou na rodoviária, chame o Uber ou contrate o táxi pré-pago, cuidado com os táxis "amarelinhos", que cobram o preço que bem entendem, principalmente se notarem que você é turista.

No Pão de Açúcar o passeio é seguro, para visitar o Cristo também, desde que você compre o ingresso na sua agência ou no "quiosque" no Largo do Machado, próximo à estação do metrô. 

Para conhecer a Mata Atlântica, contrate uma excursão em grupo, não tente ir sozinho pois você estará correndo o risco de ser assaltado.

Para fazer uma caminhada em segurança, em meio a floresta e desfrutar de uma bela paisagem, vá ao Forte do Leme, na Praia do Leme, passeio que é gratuito (mas leve a sua garrafa de água).


Ao visitar lugares típicos, como Santa Teresa, Arcos da Lapa ou o centro da cidade, procure andar em grupo, evite carregar joias, colares e segure firme o celular quando for fotografar a paisagem.

Para fazer compras ou passar o tempo, prefira os "shoppings" (Village Mall, Barra Shopping, Rio Sul, Botafogo Shopping, Shopping dos Sabores, etc. que são os locais mais seguros na cidade!

Se você quiser conhecer Niterói (o Museu Niemeyer), Búzios, Angra dos Reis, Petrópolis, Friburgo e Teresópolis contrate uma agência no hotel.

Se você vai chegar ou sair do Rio dirigindo o seu carro alugado, peça ao hotel para ajudar a marcar no mapa o caminho que você deverá seguir, não peça ajuda ao GPS ou outro aplicativo pois eles desconhecem os locais onde há criminosos armados e dispostos a atirar em quem entra nesses locais que o governo não consegue controlar.

Turistas têm sido vítimas dessas quadrilhas ao seguir o aplicativo e tentar entrar em caminhos perigosos, principalmente ao longo da avenida Brasil! Siga as recomendações e faça uma boa viagem.  

Título, Imagens e Texto: Alberto José, 17-10-2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-