terça-feira, 18 de outubro de 2022

‘Não tenho mais o controle do avião’: áudio com última conversa de pilotos do voo Rio-Paris é divulgado

Em 1º de junho de 2009, o avião do voo AF447 caiu no meio da noite no Atlântico, 3 horas e 45 minutos após a decolagem no Rio, causando a morte de seus 216 passageiros e 12 tripulantes

Foto: Força Aérea Brasileira

A última conversa registrada entre os pilotos do voo 447 Rio-Paris e a torre de comando, momentos antes do avião cair no Oceano Atlântico, em junho de 2009, foi revelado nesta segunda-feira (17/10), no tribunal que julga o envolvimento da fabricante Airbus e da companhia aérea Air France no desastre que resultou na morte de 216 passageiros e 12 tripulantes.

No áudio, o piloto assume ter perdido o controle da aeronave. “Não tenho mais o controle do avião”, disse ele, poucos minutos antes do acidente.

De acordo com o jornal Extra, com informações do canal BFM TV, o gravador que fez o registro foi recuperado em maio de 2011. Nele, foi possível entender que aconteceu algo fora do controle da cabine de comando.

Que diabos está acontecendo? Não entendo o que está acontecendo”, disse o co-piloto. Em terra, um capitão notou o sinal de alerta e pediu retorno. “Ei, o que diabos você está fazendo?”, questionou.

Piloto e o copiloto não souberam o que responder. Àquele momento, eles não sabiam que os dados recebidos estavam errados. “Não tenho mais o controle do avião”, assumiu o piloto. Pouco depois, a aeronave despencou e caiu nas águas do Oceano Atlântico.

A divulgação do áudio foi solicitada pela defesa dos familiares de algumas das vítimas, organizados na associação Entraide et Solidarité AF447.

Título e Texto: Redação, Diário do Rio, 18-10-2022

Relacionados: 
Tribunal francês volta a julgar acidente do voo Air France 
[Estórias da Aviação] AF 447 - A história do ACIDENTE que MUDOU a aviação comercial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-