sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Tribunal francês volta a julgar acidente do voo Air France

Desastre na rota Rio-Paris, em 2009, no oceano atlântico, matou 228 pessoas

Em junho de 2009, o voo 447, da Air France, que fazia a rota Rio de Janeiro a Paris, na França, caiu no oceano atlântico durante uma tempestade matando todas as 228 pessoas a bordo. Agora, 13 anos depois do acidente, a companhia aérea e a fabricante de aviões Airbus serão julgadas em um tribunal de Paris na próxima semana.

Dois anos depois do acidente, com a localização das caixas pretas do A330, os investigadores franceses descobriram que a aeronave teve uma perda temporária de dados por causa dos sensores congelados, o que desorientou os pilotos, que acabaram empurrando o jato para um estol aerodinâmico ou queda livre.

O processo foi pedido pelo Ministério Público que acusa a Air France de ter ignorado o “nível de gravidade dos múltiplos incidentes de perda de indicação de velocidade que se sucederam em quinze outros voos entre maio de 2008 e maio de 2009”.

As duas empresas foram acusadas em 2011 por homicídio culposo pela queda do avião, mas os juízes rejeitaram as acusações em 2019. Segundo a decisão, o acidente foi provocado por uma “combinação de elementos que nunca antes havia acontecido e que, portanto, também revelaram perigos nunca antes percebidos”.

A audiência de abertura, na segunda-feira 10, marcará a primeira vez que empresas francesas serão diretamente julgadas por “homicídio involuntário” depois de um acidente aéreo. A previsão é que o julgamento no tribunal de Paris se estenda até 8 de dezembro.

Título e Texto: Redação, Revista Oeste, 7-10-2022, 9h35

Relacionados: 
[Estórias da Aviação] AF 447 - A história do ACIDENTE que MUDOU a aviação comercial 
Brasil recebe relatório final sobre a queda do AF 447

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-