quinta-feira, 27 de outubro de 2022

STF e TSE destroem honestidade da eleição e impõem censura demente

O STF e a sua polícia eleitoral, o TSE, destruíram a honestidade da eleição presidencial

J. R. Guzzo

O Supremo Tribunal Federal e a sua polícia eleitoral, o TSE, destruíram por completo a honestidade da eleição presidencial a ser decidida no dia 30 de outubro; estão favorecendo, agora de forma aberta, um dos candidatos, o ex-presidente Lula. Para isso, violaram as leis brasileiras, expropriaram o horário de propaganda eleitoral para entregar ao seu escolhido o tempo que cabe legalmente ao adversário e, pior do que tudo, deram a si próprios poderes de censor que são absolutamente proibidos pela Constituição Federal – a eles ou a qualquer autoridade do Brasil.

É o ataque mais ruinoso à democracia que o País já sofreu desde a proclamação do AI-5, em 1968. Mais: a censura que impuseram à imprensa, e a todos os 215 milhões de cidadãos brasileiros, não tem precedentes, nem nos piores momentos da ditadura, em matéria de brutalidade, arrogância e estupidez.

O TSE, sem o mínimo fiapo de lei que lhe permita fazer isso, saiu de suas funções legais como fiscal das regras do horário eleitoral e passou a mandar em tudo – agora dá ordens, 24 horas por dia e a respeito de qualquer assunto, à imprensa, aos jornalistas e, no fim das contas, a qualquer brasileiro que queira abrir a boca para dizer alguma coisa contra Lula, nas redes sociais ou onde for. É proibido dizer, por exemplo, que ele foi condenado pela Justiça por corrupção passiva e lavagem de dinheiro – ou que nunca foi absolvido de nada.

Pior ainda, os ministros criaram a censura prévia – uma violação rasteira do princípio segundo o qual só se pode punir um erro depois que ele foi cometido. O resultado é que se chegou neste fim de campanha à seguinte demência: os jornalistas estão proibidos de dizer o que ainda não disseram. É isso mesmo: “até o dia 31 de outubro”, há profissionais e órgãos de imprensa que não podem escrever ou falar. O TSE não está punindo uma “notícia falsa”, ou algum crime de calúnia, de difamação ou de injúria; ao suprimir previamente o direito de palavra, está punindo delitos que não foram praticados. Em que lugar da Constituição se permite uma coisa dessas?

A dupla STF-TSE não está ferindo direitos de jornalistas ou veículos; está eliminando o direito que a população tem de ser informada. Nem se importa, aliás, em esconder isso.

Uma ministra declarou em voto aberto que qualquer censura é “inadmissível” – mas que, em caráter “excepcional”, ela estava se negando a cumprir a lei. “Excepcional?” O que pode haver de excepcional, ou de perigoso, numa eleição democrática que, segundo os próprios STF e TSE, tem sistemas de votação e de apuração perfeitos – a possibilidade de que o adversário ganhe? É isso que estão dizendo.

Título e Texto: J. R. Guzzo, O Estado de S. Paulo, 26-10-2022

Relacionados: 
Site usa foto de Bangladesh para denunciar aumento da miséria no Brasil 
Moraes rejeita investigar falta de inserções na campanha de Bolsonaro 
[Aparecido rasga o verbo – Extra] Última chamada. Venham todos conhecer o “Brazzzzel” 
Tiroteio na Folha 
Servidor do TSE exonerado: declaração à PF em 26 de outubro de 2022 
Fachin e Barroso votam para manter ampliação de poderes do TSE 
WSJ: ‘Esquerda brasileira tenta amordaçar discurso político’ 
Meia Hora com Motta - 24 de outubro de 2022 
O TSE está punindo crimes que não foram praticados 
Revista Oeste libera Edição da semana 
Lula e as ditaduras 
Uma facada na democracia 
A exumação da censura 
A censura não usava disfarce 
SBT: Entrevista com Jair Bolsonaro, 21 de outubro de 2022 
A Ascensão dos Porcos, uma fábula da floresta – por Caio Coppolla | Boletim nº 149 (21/10/22) 
New York Times alerta para autoritarismo de Moraes 
TSE rejeita direito de resposta contra Bolsonaro 
[Aparecido rasga o verbo] Apenas uma canetada 
Censura: comentarista é afastada da Jovem Pan 
Virou escárnio! 
Graças à censura do TSE, o processo eleitoral está irremediavelmente sujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-