terça-feira, 25 de outubro de 2022

Detran-RJ lança processo simplificado para 2ª via da habilitação

Novo serviço deve ser solicitado online, através do Posto Digital, eliminando a necessidade de agendamento prévio; sistema vai usar foto e dados cadastrais já registrados e o usuário só precisará ir ao posto para receber a nova carteira de habilitação

Estéfane de Magalhães

Nesta terça-feira, (25/10), o Detran-RJ lançou o processo simplificado para segunda via da habilitação (CNH). Será de forma totalmente eletrônica, online, pelo posto digital. O cidadão só terá de comparecer à unidade do Detran-RJ de sua escolha na hora de receber o novo documento.

Para que o pedido possa ser feito pelo posto digital, o usuário não poderá fazer qualquer mudança de dados cadastrais da sua CNH. O sistema vai aproveitar a foto e os dados biométricos registrados no Detran-RJ para produzir a nova via do documento. Quem quiser alterar os dados terá de ir a um posto do Detran-RJ pessoalmente.

Outras informações

O pedido deve ser feito pelo Posto Digital do Detran-RJ e terá de ser pago, o Duda, de R$173,03. O agendamento presencial só será necessário em caso de mudanças de dados cadastrais e não agendamento para a emissão. Utiliza a foto e os dados biométricos já registrados; no pedido simplificado não é necessário fazer exame médico e a ida ao posto só para retirada em horário agendado, em sete dias.

Os usuários que tiverem direito à isenção da taxa continuarão agendando o atendimento presencial. É o caso das vítimas de furto ou roubo que apresentarem o Registro de Ocorrência e dos idosos. O documento original precisa ter sido emitido no Estado do Rio de Janeiro.

O posto digital está disponível no site do Detran-RJ. Ele foi lançado em 2021 e permite ao usuário se conectar ao sistema usando login e senha para realizar procedimentos como obter documentos, entre outros.

Título e Texto: Estéfane de Magalhães, Diário do Rio, 25-10-2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-