quarta-feira, 9 de outubro de 2024

O Povo é inimigo da Democracia

Telmo Azevedo Fernandes

Há bastante tempo, provavelmente desde José Sócrates, que não assistíamos a tamanho despautério e desfaçatez por parte de um líder de governo num ataque feroz à liberdade de expressão e de imprensa.

Mascarado de sorrisos e finório discurso, Luís Montenegro [foto] veio afirmar que as redes sociais são inimigas da Democracia. Ora, as redes são por definição compostas por conteúdos alimentados pelas pessoas que utilizam o Facebook, o Twitter e outras plataformas. Ou seja, Montenegro acha que, no fundo, o povo é inimigo da Democracia. É um conceito canalha, mas partilhado por uma grande parte da classe dirigente e privilegiados urbanos fazedores de opinião, nomeadamente por jornalistas sabujos que se notabilizam pela profanação dos mais elementares princípios deontológicos.

(Ver vídeo com declarações de Luís Montenegro a partir do 1m05s, aqui.)

A coberto da distração com a novela deprimente das negociações do orçamento de Estado, e sem um pingo de vergonha na cara, o governo apresentou no pardieiro de um evento promovido pela CNN o chamado «plano de ação para a comunicação social», mas que, verdadeiramente, não passa de uma forma de torrefação de milhões de euros para amansar e colher simpatias junto da comunicação social; de uma forma de outorgar a jornalistas tornados operacionais do governo o poder de vigilância e censura nas redes sociais sobre o que quem manda arbitrariamente considere e defina ser “desinformação”; e de um novo meio para desviar dinheiro de todos os contribuintes subsidiando a assinatura de jornais falidos porque, sensatamente, ninguém quer ler pasquins.

Ao contrário do que diz ser a sua intenção, o governo pretende ter maior interferência e controlo das notícias que saem para o espaço público. É uma subversão da Democracia e um aprofundar de uma sociedade cada vez mais fechada.

Quem seja livre não poderá confiar em alguém que apoie ou seja benevolente com o plano do governo.

A minha crónica-vídeo, aqui:

Título, Texto e Vídeo: Telmo Azevedo Fernandes, Blasfémias, 9-10-2024

Relacionados:
Foge, cão! 
Política e Comunicação Social
Nas ruas em Lisboa, a favor e contra a imigração
Qual a intenção desta matéria "jornalística"? 
Montenegro na ONU: Foi para isto que votei AD?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-