sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Antigo ‘Terra Encantada’, na Barra da Tijuca, vai virar área aberta com vias e praça de nove mil m²

Prefeitura do Rio licencia projeto para transformar a área do antigo parque de diversões em um novo espaço urbano; obras, executadas pela RJZ Cyrela, começam em novembro

Diário do Rio

A área onde funcionou o parque Terra Encantada, na Barra da Tijuca, será reurbanizada com a abertura de três ruas e uma praça pública de mais de 9 mil m². O projeto foi aprovado e licenciado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento, e será executado pela RJZ Cyrela. O investimento estimado é de R$ 35 milhões, com início das obras em novembro. 

Dentro do terreno, novas vias vão conectar a Avenida Ayrton Senna à Avenida José Silva de Azevedo Neto, ajudando a aliviar a circulação, uma reclamação constante de motoristas da região. “O objetivo é integrar o terreno à malha urbana da Barra com um modelo de ocupação que estimule uso misto e presença de pessoas no espaço público ao longo do dia”, afirmou a Prefeitura do Rio.

A praça será aberta ao público e terá áreas de lazer, espaços de convivência, ciclovia, equipamentos esportivos, mobiliário urbano e áreas gramadas. Toda a infraestrutura de energia, telefonia e internet será subterrânea, sem fiação exposta. Para viabilizar a intervenção, o município licenciou o parcelamento do terreno, aprovou o traçado das novas vias e firmou termo que obriga a urbanização. Um relatório de diretrizes territoriais confirmou a disposição das ruas e a integração com o entorno.

Com 160 mil m², o terreno ficou fechado por 15 anos após o encerramento das atividades do parque, em 2010. Um dos lotes deve receber o condomínio Park Avenue, com prédios residenciais e comerciais limitados a 34 metros de altura devido à proximidade do Aeroporto de Jacarepaguá.

Outros dois lotes já têm destino definido. Um receberá uma unidade da rede de saúde Hapvida, com atendimento 24 horas e 38 consultórios, investimento de R$ 75 milhões. O segundo será ocupado por uma escola do Grupo Tamandaré, com 31 salas de aula e capacidade para até 800 alunos, prevista para o fim do primeiro semestre de 2027.

Título, Imagem e Texto: Redação, O Dia, 13-11-2025

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-