segunda-feira, 11 de agosto de 2014

[O cão tabagista conversou com…] Thomaz Raposo: "Até hoje nunca desisti, pois sou uma pessoa determinada"

Obrigado, Thomaz, por aceder a conversar conosco e a dividir com os nossos leitores as suas opiniões, mais uma vez, a terceira.
Thomaz Raposo está presidente da APRUS - Associação dos Participantes e Assistidos do Aerus desde 2010. 

Thomaz, no dia 21 de maio deste ano, a FENTAC/CUT publicou em seu site: “Aerus: acordo aguarda sanção da presidência”. No dia 1º de julho, o deputado Rubens Bueno (PPS/PR) leu uma carta no plenário da Câmara Federal, subscrita por dirigente da Fentac e da ex-diretora do SNA, lamentando a resposta do governo federal: “Não existe acordo”.
Portanto, para mim ficou claro o término do caminho via SNA/CUT/Fentac…
Qual a sua leitura?
Considero o deputado Rubens Bueno uma pessoa séria, mas observa o que escreveste “ele leu uma carta subscrita pela FENTAC e da ex-diretora do SNA lamentando uma resposta do governo de que não existe acordo”.
O fato é que este grupo insistiu em uma tentativa de negociação que, acredito, nunca existiu de fato.

Para que haja negociação é necessário que o que está sendo apresentado tenha uma base de negociação definida e exposta a todos, e isso nunca ocorreu de fato.
Outro lado é que houve uma tentativa de negociação por este grupo tentando uma entrada baseada na Ação Tarifária que foi prontamente rejeitada pelo AERUS e pelo governo, e esta, na verdade, é a famosa "desistência" do governo e o afastamento do grupo.

Em síntese, desde que a Graziela começou a tentar negociar uma antecipação de tutela com base na Tarifária o governo foi duro em sua resposta, inclusive o Aerus informando que ela não tinha representatividade. Com isto ela perdeu espaço e sumiu, inclusive sem o apoio do SNA.

Peraí, você quer dizer que essa senhora não tem o apoio do SNA?
Então, só tem da CUT/Fentac e das "comissões"?
Informação passada pelo próprio Zoroastro a uns e outros, mas é o que corre.

A APRUS tem apoiado as manifestações e protestos independentes do Movimento ACORDO JÁ!, #OcupaAeroporto…?
A APRUS sempre apoiou o Movimento ACORDO JÁ! e, como todos, lamenta apenas a pequena concentração daqueles que não falham. O grupo somente cresce quando ou falo que vou divulgar algo lá ou em encontros no local de trabalho quando chamo o Liquidante para prestar informações e posicionamentos.

Também apoiou as greves de fome de José Manuel…
Considero o Manuel uma pessoa de fibra com capacidade para estes sacrifícios, apoiei da forma como a APRUS apoia, com divulgação, mensagens a jornalistas, água e materiais de higiene pessoal, que me lembre.

Como julga essas iniciativas, protestos e manifestações independentes?
Na verdade não estão ocorrendo de forma independente, pois todos do grupo conhecem, acompanham e apoiam cada um da forma como acham que devem. Observe, por ser algo natural daquela pessoa, a greve de fome do Manuel sempre teve um acompanhamento do grupo, mas quando chegava a noite eram raros os seus acompanhantes, fato que o desanimava de certa forma.

As chamadas da Dayse ocorrem e quase que um mesmo grupo acompanha, mostram cartazes e alguns falam, mas percebe-se que a contrapartida é quase nenhuma, tendo escutado de duas pessoas que passavam perto de mim que a verdade foi a de que a administração da VARIG gastava muito.

O que mostra como o povo ante a tantos desmandos entende a crise do AERUS, entendo que isto prejudica as chamadas…

Parafraseando Pessoa, “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”, considero válido todas as formas de manifestação e protesto. Quando escrevi ‘independentes’ quis dizer não atreladas, nem tuteladas por nenhuma entidade. Portanto, louvo e agradeço aos indivíduos, ao grupo de indivíduos, a uma dúzia ou meia dúzia de indivíduos, que têm ido para as ruas e praças lembrar à população a saga dos ex-trabalhadores da Varig…
Entendo estes movimentos como um tipo de mensagens que são passadas para que determinado assunto não caia no esquecimento. Nem falsas esperanças causadas por falsos devaneios que são plantados em mentes preguiçosas. Então, nossos movimentos são realmente para relembrar que ainda estamos vivos e aguardando solução.

Pois é, pois é… está aí a diferença!
Durante a sua gestão à frente da APRUS, e até o mês de julho de 2014, que balanço tem para apresentar?
São quatro anos de gestão até agora e o que posso comentar é que nos primeiros três anos estabeleci metas a serem cumpridas, e fui cumprindo no decorrer do tempo uma a uma. Dou como exemplo a entrada do plano SILVESTRE (saúde) para proteger grupos que estavam ficando impossibilitados de continuar no plano de saúde administrado pela Fundação Ruben Berta.

O segundo passo foi fazer a APRUS se apresentar em BRASÍLIA, o que foi executado em todas as áreas do Congresso Nacional, se apresentando e divulgando o problema AERUS e da VARIG a todos os líderes dos partidos fossem deputados ou senadores, bem como obtivemos entrevistas com a PREVIC, Secretário Executivo da Previdência Social e o Ministro da Advocacia-Geral da União, tendo apresentado a todos os nossos problemas.

Procurei a união das associações pois acredito que somente unidos temos mais força, encontro ainda certa resistência em uma delas que persiste em lutar,  quando assimilo pelo tempo que pode vir a nos restar o que poderá resultar na nossa vitória é a calma e a persistência em negociar.

Informação é a palavra-chave em qualquer ambiente de trabalho e isto somado a uma conduta séria, nos permitiu o acompanhamento dos movimentos do SNA, todos centrados na ação civil pública, que por informações dos mais experientes tínhamos uma noção de difícil êxito e o seu tratamento político tinha grande chance de chegar ao insucesso, pois quem frequenta BRASÍLIA sabe que discursos no Congresso às vezes são feitos para muito pouca plateia o que a televisão não mostra. 
  
O passar do tempo nos demonstrou que a nova hora de visitas passou a ser agora em setembro e outubro, mesmo no período das eleições, pois representa nas áreas executivas um momento em que a proposta simples apresentada pela APRUS poderá vir a ser tratada sem outras perturbações. Nosso objetivo é apresentar uma solução exequível pelo governo e após os trabalhos executados nos meses de setembro a outubro seja levado para aprovação ou não junto à Presidência do BRASIL.

Você disse “procurei a união das associações”. Quais associações?
AMVVAR, sendo que através da AMVVAR a APVAR, e não preciso falar do Movimento ACORDO JÁ!

Pensava que essas duas associações (APVAR e AVCVAR) não mais existissem. Afinal, a empresa que lhes justificava a representação fechou as portas…
ACVAR não mencionei, pois não conheço ninguém de lá. A APVAR conheci há três meses, o diálogo ocorre com a paciência devida, pois tem pensamentos e objetivos que para a APRUS não leva a uma solução mais rápida, pois centrado em assuntos mal resolvidos busca alterações e soluções através da justiça o que para nós de idade não se torna conveniente.

Entendo que a APRUS junto com a AMVAR estão conscientes de como conduzir nossos problemas junto ao governo, a união pode ou não se firmar amanhã (segunda-feira, 11 de agosto) visto que a APVAR fez uma chamada para uma assembléia com itens sem o embasamento técnico acordado com a APRUS que, como já havia falado, não trabalha com devaneios.

Há dias circularam alguns e-mails apelando à ‘União’. Que eu entendi como união em torno e sob a batuta do pessoal petista…
Estas assembléias da Fentac e Graziella, para "esclarecimentos" no meu entendimento são trabalhos políticos para o PT, procuraram posicionar o óbvio e alimentar atritos, entendo que perderam seu tempo para este ano.  

Thomaz, o combustível desse pessoal citado acima é a carreira política. Um deles chegou a presidente de um banco do povo, outro chegou a superintendente do AIRJ, outros haverá… não percebo como conseguem comburente…

Pessoalmente, nada tenho contra a ‘desunião’. A desunião, nem sempre, ao contrário do que os apelantes querem subjetivar significa animosidade, braço de ferro, ou ineficácia. Em rigor, ineficiência, sim. Portanto, como desgraçado pelo AERUS, o que eu gostaria de ver era uma profusão de entidades e pessoas lutando, cada uma a seu modo e feitio, pelo restabelecimento dos direitos e benefícios do Aerus…
Em nome da ‘unidade’ ou receio de ser diferente, ou falta de disposição para receber desaforos à guisa de argumentos, muita gente se abstém de opinar, deixando medrar, aí sim, a ineficácia ou a falta de resultados…
Realmente a desunião não representa animosidade, entendo que a grande maioria não tem as condições necessárias para falar ou se colocar, o que lamentamos é a falta de esforço no que tange ao comparecimento em chamados que todos sabem que são pacíficos mas importantes para a mídia e para àqueles que desconhecem nossa real situação.

Observe que os descalabros ocorridos no BRASIL, informações diárias de corrupção não ajudam a nossa causa pois o povo se pergunta o que terá realmente ocorrido com a VARIG, será que seus administradores não afundaram a empresa e assim vai…

Ainda sobre a tão propalada desunião, nessas mensagens não faltaram referências a “vaidades pessoais”, “lutas de egos”… está muito claro que uma das vaidades ou um dos egos é o seu. Aliás, em algumas dessas ‘preocupadas’ mensagens, a ‘única’ vaidade ou o ‘único’ ego, o subscritor quase grita: Thomaz Raposo! O que pensa disso?
Thomaz Raposo assina todas as mensagens, e como mortal que sou, volta e meia digo que eu penso, isto ou meu pensamento é este, o que pode transparecer o EU.
Na verdade, todo o meu pensamento se atém ao estatuto da APRUS, observe que em atos passados imaginavam que a nossa luta era somente para os associados e fiz a todos os integrantes da APRUS compreenderem que, embora não associados, todos eram participantes e beneficiários do AERUS (o que consta no estatuto). Trabalho hoje com dois que me assessoram, o Nelson Ribeiro e o Osmar Falco, e isto não quer dizer que eles são obedientes, muito pelo contrário, cada um tem seu pensamento, discutimos e chegamos sempre a uma decisão que não seja imposta mas aceita e tudo pela APRUS somente APRUS

Existe só uma diferença que é nata em mim: até o dia de hoje nunca desisti, pois sou uma pessoa determinada em chegar a um objetivo e por isto sempre continuo. Obstáculos, para mim geram apenas uma maior análise para ou passar por cima ou ao largo, mas o objetivo tem que ser atingido, pois esta é a missão.  

Você já recebeu resposta à mensagem eletrônica que enviou à Previc e ao Ministério da Previdência?
No mesmo dia recebi da PREVIC, através da Ouvidoria, que me posicionou que a APRUS deveria remeter a proposta para o Ministério da Fazenda pois esta negociação não estava nas atribuições da PREVIC.
Minha resposta imediata para seu Superintendente, Secretário executivo da Previdência e a própria Ouvidoria, foi de que a APRUS conhecia as atribuições da PREVIC e se esta autarquia tivesse cumprido com as referidas atribuições o AERUS não estaria na situação que estava, o que desejávamos era que a PREVIC nos apoiasse nas nossas reivindicações.
Informo que dias depois a PREVIC começou a solicitar do AERUS informações a respeito.

A proposta da APRUS, encaminhada a essas entidades, mantém-se inalterada?    
Como proposta deve e pode ser alterada, pois a nossa luta é sempre para e pelo melhor, por um assunto discutido entre associações, inclusive APVAR, pensamos no futuro incluir possibilidades de inclusão de participantes já aposentados pelo INSS ter a condição de entrar com sua reserva atuarial em um futuro fundo ou entidade que assumirá nossos compromissos, desde que contribua os anos necessários para isto e sua aposentadoria seja proporcional na forma da lei.

Thomaz, por favor, me elucide essa reaparição, assim eu chamo, da APVAR, pois não me lembro de ter visto, lido ou percebido, qualquer apoio (e presença) por parte da mesma nas tantas manifestações e protestos que ocorreram nestes últimos anos…
No meu entendimento é política. Vejamos: uma deputada, Aspásia, quer fazer uma homenagem para o Êlnio Borges pelos seus excelentes serviços (que, com sinceridade, não conheço). Esta homenagem será amanhã (segunda-feira, 11 de agosto) e para isto ele alavancou uma nova tentativa de montagem de uma proposta que, da forma como está sendo apresentada, para mim somente cria desarmonia. 

Quais os próximos passos da APRUS?
Setembro e outubro com viagem junto aos executivos da Previc, Gabbas e até o Adams. Não deixaremos de ir ao tribunal conversar com o desembargador, não para pedir muito, mas para posicionar pensamentos. Finalmente, ida ao Supremo conversar com a Ministra Cármen Lúcia e o novo Presidente do Supremo.
Observe que não será uma só viagem e em todas estarei acompanhado do Liquidante.

Thomaz, na boa, sei que você tem muita fé, acredita mesmo que um dia os demitidos venham a ter as suas poupanças recompostas e os assistidos receber os seus benefícios mensais?
Meu jovem amigo, disto não tenho dúvidas. Não podemos aposentados ser beneficiados e nossos colegas que nos sustentaram até hoje não receberem e o que lhes é devido de todas as formas.
Muito obrigado, Thomaz.

Conversas anteriores:

18 comentários:

  1. Quem representa os assistidos , os prejudicados e os "excluídos" AERUS junto aos responsáveis do governo, ao nosso ver , é sempre a APRUS ( força estatutária) . Ações individuais e conjuntas ( outras entidades do ramo) contribuem para o êxito quanto ao retorno dos pagamentos 100 % . O que se percebe , ainda , mas que pode ser mudado para melhor , é a não convergência rumo ao interesse comum do universo AERUS . Desunião não implica animosidade , mas desinteresse e/ou apatia, por diversas razões, em almejar o problema resolvido o mais depressa possível.
    É isto que nos difere de outras categorias de trabalhadores mais fortalecidas , em que todos os membros pensam uníssono.

    Abração.

    Sidnei Oliveira
    Assistido AERUS
    Filiado à APRUS
    Rio de janeiro- RJ

    ResponderExcluir
  2. A desunião foi promovida pelo SNA e seu absurdo parlamentarismo.
    Temos um sindicato que deveria representar toda a categoria de trabalhadores na aviação, mas isso não acontece.
    As associações cumpriram em boa parte o que deveria ser reivindicado pelos sindicatos.
    Eu às vezes me pergunto porque o INTERVENTOR do AERUS não defende os participante nem intervém junto à PREVIC para que os pagamentos sejam efetuados.
    Nada mais justo que um funcionário do governo, que sabe das razões e das decisões judiciais ampará-las na forma da lei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não cabe ao interventor defender os participantes do AERUS , embora se solidarize com eles .
      O interventor judicial está expressamente previsto apenas na legislação relativa à recuperação de empresas e falência, na lei de liquidação extrajudicial de instituições financeiras e na legislação civil especificamente com relação à dissolução parcial de sociedades limitadas, mas não na Lei das S.A.

      A nomeação de um interventor judicial é a atuação direta do Estado, por meio de um profissional competente, para efetuar a gestão extraordinária da empresa, de forma proba, cabendo a ele também o papel de depositário dos bens societários .
      (Ponderações apenas a título de esclarecimento).

      Abração.

      Sidnei

      Excluir
    2. Gostei de sua explicação, porém a intervenção no AERUS não é judicial ela é da AGU, do governo da PREVIC, ele é um interventor de conluio com o estado, com o governo, é o supra sumo do paradoxo o devedor ser interventor.
      Se a intervenção fosse judicial, por ação litigiosa, eu não veria problemas.
      O órgão fiscalizador, devedor é interventor, digamos que há algo podre no reino da Dinamarca.
      O anterior parece não ter sido nada probo....

      Excluir
  3. Dos 'representantes' dos assistidos e beneficiários do AERUS o único, quer se goste ou não da pessoa, que, recentemente, foi VOTADO (recebeu votos) pelos associados da Associação que ele preside, foi Thomaz Raposo.

    ResponderExcluir
  4. Conforme a Lei da Atração, para funcionar temos: Que Acreditar, Mentalizar e Focar o Pensamento...Não parece, mas é MUITO. Acredite. Câmbio

    Cmte. GOES

    ResponderExcluir
  5. O interventor está lá para defender a sua boquinha.
    Uma firula aqui, outra ali, desde que na abale seus alicerces.
    O caro Sidnei apenas esclareceu os requisitos - qualificação - para a função. o desempenho é outra história. E como dito acima, um deles não foi nada probo.

    Abcs/SF
    Acreditar nesses caras é um contrato de risco. Não existe almoço grátis..
    Para o STF é condição o renomado saber jurídico e reputação ilibada, e temos lá um jovem que não conseguiu aprovação para ser juiz em duas tentativas em 1994 e 1995, mas está lá julgando, bem assim noTSE onde em ano de eleições ele é o presidente.

    ResponderExcluir
  6. Ainda no pacote da desunião, habitualmente o que rotulam como a dissidência é apedrejada, o acordo que estavam costurando via Congresso, AGU e Casa Civil não vale nada, não tem embasamento e já foi para o lixo.
    Daí os salvadores da pátria propõe um acordo junto à Previc, órgão subalterno do ministério da Previdência Social.
    Inocente, sabe da nada.
    E um partidário até comentou que "tem coisas que não se consegue por cima, mas se consegue por baixo".
    Enfim , à proposta dos outros rotulam de "devaneios", mas essa acho que é infantil.
    Me pouperm...

    BJCorrea,

    ResponderExcluir
  7. Sr Bjcorrea, inverto suas palavras para si proprio a APRUS trabalha enquanto você não presta atenção ao que está escrito. Me comunico com a Previdência social que é o órgão jurídico responsavel pela PREVIC, que eu saiba você. Pertence a um grupo que nada quer rece ber de informação e sendo assim fvr não ler o conteudo dos meus textos. Obrigado e ate 2158 tchau procure o que fazer, mas acho dificil

    ResponderExcluir
  8. O corrupto, o pelego, sempre tenta inverter o diálogo propositalmente.
    As propostas nunca aconteceram, o SNA, a Fentac e a CUT tem outros interesses no caso do AERUS, não fazem parte de nada, e se fizeram reuniões, seus conluios não foram aceitos. A única proposta correta e versátil foi feita pela APRUS. O MPS responsável pela PREVIC é o causador de toda a ruptura do sistema.
    Eu acho até que se a SPC tivesse fiscalizado realmente as transações VARIG/AERUS este já teria siso fechado muito antes de 2006.
    Como não fiscalizou e ainda autorizou todas as 21 mazelas é culpada.
    Torna-se interessante até saber quem levou dindim nessas autorizações, e de onde ele saiu. Aqueles que sabiam das transações espúrias portabilizaram suas pensões para outros fundos.
    E por falar em propostas infantis, a encenação no congresso nacional é fábula de Esopo.

    ResponderExcluir

  9. Este meu comentário é, inicialmente, uma resposta ao Sidnei Oliveira, na sua primeira postagem. Gostaria de continuar e responder aos comentários de outras pessoas que aqui deixaram suas opiniões... O debate e a troca de opiniões, quando respeitosos, são salutares e servem ao entendimento de todos. Infelizmente o tempo voa e sou obrigada a deixar para depois (aliás, foi assim que vivi durante 32 anos de vida profissional, como Comissária de Voo: deixando muitas coisas para depois, quando estivesse aposentada e com tempo e recursos para me dedicar a projetos pessoais...)

    Concordo com você, Sidnei.
    Por razões e interesses diversos, não existe a UNIÃO necessária que nos leve a um somatório de forças e condições de pressionar àqueles que nos devem.
    Somos, sim, a parte mais fraca (por sermos idosos e APOSENTADOS QUE NÃO RECEBEM SUAS APOSENTADORIAS), embora o DIREITO E A JUSTIÇA estejam ao nosso favor.
    A VARIG era uma empresa que nos dava a sensação de pertencermos a uma mesma família... Nas famílias existem os pais (protetores e autoridades máximas) e também os irmãos mais velhos, aqueles têm mais poder, força, conhecimento e experiência, e assim conseguem exercer influência e autoridade perante os mais novos.
    Onde estão os nossos pais e irmãos mais velhos (alto escalão da empresa e seus assessores, nossos chefes, supervisores etc.) que exerciam o poder, tinham conhecimento administrativo e autoridade??? Certamente, como pessoas que tiveram altos cargos e salários, suas condições são, hoje, muito melhores do que a daqueles que eram apenas subalternos e comandados... São esses, os subalternos e comandados que, na sua maioria, hoje precisam de suas aposentadorias...
    Portanto, por razões e interesses diversos, não existe a UNIÃO necessária que nos leve a um somatório de forças e condições de pressionar àqueles que nos devem.

    Por outro lado, vivemos em um país onde impera a CORRUPÇÃO, a INVERSÃO DE VALORES e a implantação sistemática de uma IDEOLOGIA ULTRAPASSADA que a HISTÓRIA já provou ser muito mais injuriosa e prejudicial ao povo que uma PSEUDO DEMOCRACIA...
    Vivemos em um país que está implantando a DITADURA DE ESQUERDA. Usando um discurso falso e enganoso, os que hoje estão no poder, estão se apropriando dos recursos nacionais (fruto da criatividade e trabalho dos empreendedores e trabalhadores) para atingir seus objetivos e assim se perpetuar no alto escalão que lhes permite viver com todas as regalias e acima dos comuns mortais.
    Uma vez no poder, DIREITA E ESQUERDA são ALMAS GÊMEAS! Os poderosos, de ontem e de hoje, não passam de pessoas doentes, egoístas e gananciosas! Enquanto não evoluirmos, como pessoas conscientes e responsáveis voltadas para o bem estar-comum, a HISTÓRIA VAI CONTINUAR SE REPETINDO...
    Voltando ao nosso quintal - lugar simplório e quase insignificante dentro da PIRÂMIDE SOCIAL E DO PODER - que podemos fazer?
    No meu entendimento, a UNIÃO dos ex-funcionários da VARIG e (des)assistidos do AERUS, com a ajuda de PROFISSIONAIS DA ADVOCACIA, de ENTIDADES QUE LUTAM PELA JUSTIÇA E O BEM SOCIAL, e de PESSOAS INFLUENTES (boas e justas) DA SOCIEDADE (estejam elas no governo ou não), pode fazer a grande diferença e levar a um desfecho feliz.
    Vejo a APRUS como nossa legítima representante, mas sem a força dessa UNIÃO, ficaremos a ver navios...
    Rosa Maria

    ResponderExcluir
  10. Nada como a democracia: concordar, discordar , criticar ou elogiar neste magnífico espaço de um blog afim. Observemos que desde 2006 , ocasião da intervenção legal no Fundo de Pensão, tudo o que vimos fazendo é criticar uns aos outros , "atirar" em diversas direções sem , no entanto, derrubar a presa. Pensamento gera sentimento, que gera ação . Deveriam todos ( ex-comandantes , ex-gerentes de departamento , ex-chefes de setor , ex-diretores , enfim, ex-empregados da empresa aérea) convergir para avançar nas negociações junto ao governo ( legais ou em acordos firmados) . A percepção é que fulano não se dá com beltrano , pois ambos são de opiniões contrárias ; entretanto , o desejo é o êxito na ação que retome os pagamentos aos assistidos . A direção da extinta aérea sempre teve a conduta de " dividir para enfraquecer" (subliminar , com extrema sutileza) . Quem vale mais , um piloto habilitado de um 747 ou um mecânico que irá reparar os freios da aeronave? Depende da coragem em aterrissar no próximo pouso.
    Tudo na vida é relativo . Assim , não devemos reclamar entre nós e sobre nós . O oponente , o "demônio" a ser vencido é o governo . E deus sempre ganha do diabo. Haveremos de vencer.

    Abração

    Sidnei

    ResponderExcluir
  11. Peço desculpas ao Thomaz Raposo, entrevistado deste Blog, por não ter comentado primeiramente sobre seu posicionamento, que é muito responsável e equilibrado. Era minha intenção dedicar um tempo maior para essa finalidade. Os comentários, um a um, foram chamando minha atenção e acendendo aquela luzinha que me leva ao debate sem mesmo pensar duas vezes...
    Thomaz Raposo, você é uma pessoa de muitas qualidades, como mesmo se define quando diz: "... até o dia de hoje nunca desisti, pois sou uma pessoa determinada em chegar a um objetivo e por isto sempre continuo. Obstáculos, para mim geram apenas uma maior análise para ou passar por cima ou ao largo, mas o objetivo tem que ser atingido, pois esta é a missão."
    Se tivéssemos mais pessoas como você, esta batalha já teria sido ganha. Sozinho você não pode vencê-la, por mais boa vontade e persistência que tenha! Afinal, trata-se de um problema coletivo e a responsabilidade é um pouco de cada um. Por isso acredito e insisto que a "união faz a força". Aliás, esse é um ditado popular bem antigo e que funciona na prática. Também tenho esperança de que, unidos, realizaremos nossos objetivos.
    E comungo do pensamento do Sidnei, mais uma vez. "Tudo na vida é relativo. Assim, não devemos reclamar entre nós e sobre nós. O oponente, o "demônio" a ser vencido é o governo. E DEUS sempre ganha do diabo. Haveremos de vencer."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato por comungar da mesma hóstia, Rosa . Haveremos de sair vitoriosos . O Altíssimo, o Grande Arquiteto não abandona ninguém . Leia " A lei das compensações" do filósofo norte-americano Ralph Waldo Emerson.

      Tenha fé e um forte abraço.

      Sidnei Oliveira

      Excluir
  12. Desculpe, caro Editor, usei caixa alta no meu texto e, sem querer, estou gritando... O nó na garganta está crescendo e a a voz quer sair como um grito...

    Também tenho problemas de conexão, o que me faz ficar ainda mais frustrada, pois perco textos e as postagens não se concluem... Lembro que quando cursei faculdade de Comunicação social/Jornalismo (1986), ainda não havia computadores no Brasil e internet era sonho futurista... Depois, em 1992, no baseamento de Los Angeles, aprendi Informática usando um computador com pouca memória que logo foi sendo substituído por outros até chegar no pentium... com numeração que já não recordo. Enfim, antes de voltar ao Brasil, em 1994, eu já dispunha de internet em casa... E hoje, vivemos no BRASIL DE 2014, mas eu me sinto vivendo na década de 80! Mesmo morando à 80 km da capital econômica do Brasil, que é São Paulo!
    Esse é o BRASIL real. Muito diferente daquele que as campanhas publicitárias daqueles que querem se perpetuar no governo estão mostrando nas mídias a preço de ouro. Para eles, dinheiro não falta!
    Que nessas eleições, o povo brasileiro saiba votar com consciência e responsabilidade... senão, voltaremos ao passado e pagaremos um custo ainda mais elevado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagine, Rosa! Não tem que pedir desculpa. Até porque como você bem esclarece, estava GRITANDO mesmo, mais para chamar a atenção.
      Eu me refiro ao texto todo ele em CAIXA ALTA, nada a ver!
      Muito obrigado pela contribuição ao debate!
      Abraços./-

      Excluir
  13. IVAN A. Ditscheiner

    Em constantes observações sobre o caso Aerus, e mais, muito mais, deixo-lhes o link de um filme baseado no livro escrito por Isabel Allende.
    Seria isto, o que estaríamos deixando à nossos filhos e netos?

    http://vk.com/video_ext.php?oid=166335015&id=162649742&hash=ff81c465850128d3&hd=1

    ResponderExcluir
  14. Eu acho o seguinte, de leve:
    Thomaz Raposo está sozinho. É a figura a abater, agora mais ainda porque a inferir pelos "discursos" na ALERJ, ele não estava presente, não estava presente, não estava presente.... pegou?

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-