quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Aécio: vai ou não vai?

Enio Mainardi
 
Uma experienciazinha que tive em minha vida de publicitário: uma de minhas grandes contas que era a Cica, na época. E soubemos que um grande concorrente estava para lançar uma campanha contra o nosso Extrato de Tomate Elefante. O concorrente era tudo de melhor, aparentemente. Era mais concentrado, a embalagem mais moderna e sua campanha na TV aproveitava uma idéia de propaganda que tinha sido sucesso nos Estados Unidos, para uma marca de ketchuup.

O comercial deles mostrava uma latinha de extrato que depois de aberta custava a sair da lata, de tão firme era o produto. Tanto que o apresentador precisava chacoalhar a lata para o extrato finalmene sair. E o nosso Elefante ficava aguado comparado ao extrato deles.

O concorrente estava tão seguro de seu sucesso que armou uma convenção de vendas três dias antes de lançar o produto. Fui lá e vi que a idéia era mesmo arraza-quarteirão.

Voltei á agência, pensei e fui à Cica, no dia seguinte, para discutir uma idéia. Eles concordaram e eu filmei um comercial em apenas um dia. Mostrava um feirante de japonês na frente de uma barraca de tomates. Ele apanhava um tomate na mão e comentava, gaiatamente, algo como “… tomate num pode ser nem muito duro… nem muito molinhoooo, né? Que nem tomate Elefante né?” E apertando o tomate completava: “ Que nem… Elefante… o extrato nem duuuro, neem molooole, né?… Elefante é o extrato mais amado do Brasil” etc. e tal.


No dia seguinte compramos todos os intervalos comerciais na TV e começamos o fogo de artilharia.

Bom, indo direto ao fim: a tal marca concorrente saiu do mercado. Em duas semanas. Porque o que nós dizíamos em nossa propaganda batia com a referência que as donas de casa tinham em relação ao bom tomate.

Agora vamos falar do Aécio. O que todo brasileiro mais gostaria mais de ver num político? Mais do que tudo? Honestidade. E o Aécio pode provar essa verdade. Ele é um político honesto.

Petrobrás? Não é escândalo dele.

Bancoop? Também não.
Financiamento de obras em Puerto Mariel, quando nossos portos estão abandonados? Não é escândalo do Aécio.

Educação aos pedaços, saúde com “médicos” cubanos… e vai por aí afora? Nada a ver com o Aécio. Por quê? Porque roubo e escândalos de corrupção não fazem parte da vida do Aécio - um político honesto. Que inclusive saiu do governo de Minas com mais de 90% de aprovação popular. E a cada vez que isso for afirmado e reafirmado pela propaganda do Aécio, da sua honestidade… vai-se lembrar qual governo foi desonesto, multiplicando essa percepção por cem, por mil.

É uma afirmação forte, que fica amplificada pela comparação com os escândalos de desonestidade explícita do PT. E de todos os que participam e participaram dos governos do PT. Essa seria a USP (unique selling proposition) do Aécio. Centrar no que ele é em oposição aos que os outros, provadamente, não são.

Faltam só quase que trinta dias para a eleição? Ainda dá tempo. Normalmente, no boxe também, um upper bem encaixado no queixo do oponente pode levá-lo à lona. É acertar uma estratégia e insistir nela, até o juiz contar 1, 2, 3… 10!
Título e Texto: Enio Mainardi, na sua página do Facebook, 11-09-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-