terça-feira, 16 de setembro de 2014

O Que é Dez Mil?

José Carlos Bolognese

“Nesses tempos de notícias a mil por hora, um fato de um mês atrás pode ter perdido seu impacto, exceto para os que sofrem suas consequências.”

Quando o entrevistador lembrou que seu dinheiro, “guardado no colchão”, renderia uns dez mil reais por mês caso fosse bem investido, ela tascou:

“O que é (sic) dez mil?”

Ilustração: Didiu Rio Branco
Não se esperava que (ela) fosse formular a frase corretamente - é o de menos. Talvez, se fosse expectativa de votos, o plural não fosse maltratado como foi. Mas o aparente desprendimento com os números sugere - e a situação de muitos trabalhadores e aposentados confirma; nós da Varig não menos – que esse descolamento com os números não se aplica só a um “dinheirinho”... que a ela não faz falta. Seguindo por essa maneira descolada de lidar com números, pode-se, não esquecendo as condições terríveis em que se encontram muitos aposentados, lembrar que um dos seus ídolos, o sanguinário Josef Stálin disse uma vez:

“A morte de um homem é uma tragédia; a de um milhão de homens é estatística”

Os avanços da medicina, a melhoria de condições sanitárias e outras conquistas sociais e humanas (que não são do governo atual), permitem que os brasileiros fiquem mais tempos vivos. Mas não necessariamente vivendo melhor. Nas últimas décadas alguns avanços superficiais surgiram para agradar as pessoas mais velhas - afinal, até os setenta são obrigados a votar e muitos depois desta idade ainda votam. Desprezar esse manancial de votos é estupidez política.

Atendimento prioritário em caixas de banco e supermercados, gratuidade no transporte público e umas poucas aleivosias que passam por avanços notáveis, foram concedidas à velharada. Ao mesmo tempo, o achatamento das aposentadorias, o tal fator previdenciário, a quebra de fundos de pensão pelo ataque de sindicatos vorazes; a exclusão de idosos dos planos de saúde e outras malvadezas, são forças que também envelhecem, mas ao contrário de seres humanos, não se fragilizam, não perecem, sobrevivem aos trabalhadores e continuam firmes e fortes martirizando a vida de quem justamente produziu a riqueza da qual indevidamente se alimentam.

O que são dez mil aposentados da Varig?
O que são um mil e tantos que morreram sabendo-se roubados pelo conjunto de empresários canalhas, governos corruptos e uma justiça relativista, que distingue duas classes de cidadãos – os que podem confiar na sua segurança e os outros, cuja certeza legal é a de serem cobrados? O que são trinta, quarenta ou mais anos de trabalho e contribuições que se vão pelo ralo da prevaricação dos agentes públicos “responsáveis” por sua fiscalização e correta destinação? O que são 65, 70, 80 anos de vida e uma renda reduzida a quase zero quando mais se precisa dela?


Na mesma trilha de expressar situações através de números, podemos questionar também se a presidente da República sabe que os mais de oito anos de calote aos trabalhadores da Varig significam mais do que dois mandatos no cargo onde ela pretende continuar. Se mandasse parar a propaganda mentirosa que mostra seus adversários tirando o prato de comida da mesa do brasileiro e lembrasse que sua própria omissão com os aposentados – da Varig e outros mais – isto sim, prejudica a alimentação, a saúde e o bem-estar dos brasileiros que trabalham, estaria dando um passo na direção daquilo aos políticos e eleitores americanos têm em alta conta: Accountability. Assim como não há uma palavra única equivalente em nosso idioma, também não existe muito apreço em nossa cultura para o que accountability significa – e que necessita pelo menos duas palavras para traduzir:

Ter responsabilidade; Obrigação de prestar contas.


O que SÃO dez mil reais?

Não é pergunta que se faça a um ex trabalhador da Varig impunemente. Como disse o economista americano J. K. Galbraith:

“Nada estabelece limites tão rígidos à liberdade de uma pessoa quanto a falta de dinheiro.” 

Se pelo menos os aposentados brasileiros se derem conta de que esta reflexão se aplica a eles, perguntarão neste ano:
O Que São Nossos Milhões de Votos?
Título e Texto: José Carlos Bolognese, 16-09-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-