terça-feira, 9 de setembro de 2014

Portugal não existe

Lucy Pepper
Além da coleção de micro conceitos e caricaturas - bigodes, fado e um certo futebolista -, Portugal não existe. No máximo, talvez seja possível juntar Pessoa e Saramago ao que as pessoas conhecem dele

Olhe à sua volta. Olhe para baixo. Os seus pés estão plantados no solo português. Uma das suas mãos segura um perfeito café português, a outra passa a página digital de um jornal português. Provavelmente, acordou esta manhã em Portugal, e, provavelmente, adormecerá esta noite em Portugal.

Ilustração: Lucy Pepper
Parece um sítio real, não é? Mas Portugal não existe. Podemos imaginar que sim, podemos maravilhar-nos com o seu esplendor, o seu vinho, a sua comida, a sua cultura, a sua história. Sentamo-nos nas suas praias, felizes por não termos de viajar até Espanha. É claro que Portugal existe, pensamos nós, porque estamos aqui, e, bem, até foi Portugal quem viajou e descobriu metade do resto do mundo por conta do resto da Europa, não foi?

Cresci num sítio que não existe, North Devon. No boletim meteorológico da BBC, o apresentador está sempre em frente da minha terra no mapa da Grã-Bretanha, exactamente como também está sempre em frente de Portugal no mapa da Europa. A minha terra, na Grã-Bretanha, pouco mais é do que a caricatura mesquinha de um agricultor burro. Tal como o sudoeste da Inglaterra, Portugal não existe. Estamos a viver um solipsismo colectivo.

No resto do mundo, Portugal não é mais do que o vago toque de uma ideia. Veja e leia as notícias na Grã-Bretanha (e não esqueçamos que é o aliado mais velho de Portugal). Quantas vezes é Portugal mencionado? Quando o BES faliu (e o resto do mundo ficou surpreendido com o facto de um país que não existe poder ter um banco cujo colapso afecta os mercados), ou quando um americano surfou as ondas gigantes da Nazaré (ondas gigantes que a maior parte dos Portugueses não conhecia). É uma sorte que a letra inicial de Portugal seja P para que possa fazer parte do acrónimo PIIGS. A não ser isso, seria ainda mais regularmente esquecido nas notícias sobre os países europeus com dificuldades financeiras.

Qual a sua ideia, digamos, da América? Vê um filme a passar em frente dos seus olhos, certo? Claro, muito disso é errado ou não é exacto, mas é uma base por onde começar. Agora, imagine a Grã-Bretanha. A mesma coisa. Imagine a França, a Alemanha, a Itália, a Espanha, a Grécia, a Suécia, o Iraque, a África de Sul, a Finlândia, e certamente que fará uma ideia, correcta ou incorrecta, do país, do seu povo e da sua cultura. Pois a sua ideia desses países é mais do que a ideia que a maior parte do mundo faz sobre Portugal. Há dezenas de livros de viagem e romances em língua inglesa sobre a Provença, a Toscânia, Almería, a Baviera … Mas sobre Portugal? Quase nada. Há uns anos, Monica Ali escreveu um romance sobre o Alentejo (Alentejo Blue). Em primeiro lugar, não era grande coisa, porque a autora realmente não conhecia bem Portugal. Em segundo lugar, não vendeu bem… porque era sobre Portugal, e ninguém, na Grã-Bretanha, liga a Portugal. Portugal não existe.

Além de uma coleção de micro conceitos e caricaturas — bigodes, fado e um certo futebolista muito conhecido e muito arranjado –, Portugal não existe. No máximo, talvez seja possível juntar Pessoa e Saramago ao que as pessoas conhecem de Portugal. Isto é tudo muito estranho, considerando a quantidade de portugueses que emigram, e todos os empresários, profissionais e atletas portugueses bem sucedidos que andam pelo mundo a comprovar a existência de Portugal.

Mas ainda assim, Portugal não existe. Nem sequer para as multidões de turistas que visitam o país e se sentam ao colo do Pessoa enquanto comem um pastel de nata. Não vamos mencionar os turistas que passam pelo Algarve, já que basicamente nem sabem que estão em Portugal.

Os imigrantes britânicos em Portugal, na sua maioria imigrantes de “lifestyle” (e que por isso recusam ser chamados imigrantes, optando por “expats”), também não sabem que Portugal existe, embora tenham decidido viver por cá. Mas não conseguem dizer mais do que duas ou três frases em português, e não são capazes de, sobre Portugal, dizer mais do que “o clima é óptimo, e as pessoas, a cerveja e o peixe grelhado são fantásticos”.

Acho tudo isso muito estranho. Apaixonei-me por este país há mais de vinte anos. Acho-o infinitamente fascinante e parece-me que ainda quase não toquei na superfície da minha compreensão dele. Portugal é fascinante, mas ninguém lhe liga: não existe.

É mau que seja assim? Também venho de um sítio que não existe, e dou-me bem com isso. Portugal não existe, mas os turistas continuam a chegar. Faz mal que os turistas e os imigrantes britânicos de “lifestyle” não percebam o que é Portugal? Faz mal se ninguém realmente der valor a Portugal? Talvez leve o seu tempo. Talvez sejam precisos mais uns anos de mega-turismo para um dia se escreverem livros de viagem e romances sobre Portugal. Talvez, um dia, Portugal exista para além da caricatura dos bigodes, do fado e de um certo futebolista muito conhecido e muito arranjado. Mas, no fundo, que importância tem que não saibam que nós existimos? Porque nós, é claro, existimos.
Título, Imagem e Texto (traduzido do original inglês pela autora): Lucy Pepper, Observador, 09-09-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-