sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Não deixe que prendam a sua!


Te juro, não tenho mais saco de aperceber, digo aperceber, porque não leio até ao final, esses desonestos silogismos sobre a liberdade de expressão. Todos visam um só objetivo: desculpar o terrorismo islâmico, sem o fazer frontalmente, sem ambiguidades.

A esquerdalha não consegue bater de frente porque sabe “melhor” do que nós que isso ricochetearia neles ou, noutras palavras, seria um tiro no saco. Eles sabem “melhor” do que nós, useiros e vezeiros na utilização da emoção coletiva – na inveja e no ódio –, que ainda não podem elogiar e valorizar o assassinato coletivo na redação do Charlie Hebdo. Daí, a preparação do terreno, que vai sensibilizando incautos e ingênuos. 

Nos primeiros anos da década de 70, quando comecei a voar, fiquei impressionado com um poster que vi numa das tantas lojas de bugigangas em Nova Iorque: o então presidente dos EUA, Ronald Reagan, 'fotografado' sentado num vaso sanitário. Nossa, aquilo mexeu comigo, mas captei de imediato que estava defronte a um dos tantos ônus da liberdade de expressão: a grosseria, pura e simples.

Aqui mesmo, em Portugal, posso citar duas grosserias: um cartaz, de setembro de 2013 “Passos, vai te foder!” (Pedro Passos Coelho é o atual PM); outra, a do fulano Miguel Sousa Tavares, que apostrofou o atual presidente da República Portuguesa de “palhaço”.

O próprio “Charlie Hebdo” com tantas grosserias sobre o cristianismo, como esta:


Enfim, concluindo, sou radical: prefiro a liberdade total a meia liberdade. Prefiro o ‘exagero’ à falta. Se me sinto ofendido, insultado, aciono a Justiça.  A mesma que é acionada quando uma pessoa é assassinada, crime muito mais violento, sem comparação, do que um desenho.

Relacionados:

7 comentários:

  1. Na quarta-feira passada, dois homens encapuzados e armados, os irmãos Said Kouachi e Cherif Kouachi, de 32 e 34 anos, entraram na redação do Charlie Hebdo e mataram 12 pessoas.

    Depois de dois dias em fuga, os dois suspeitos do ataque foram mortos na sexta-feira, na sequência do ataque de forças de elite francesas a uma gráfica, em Dammartin-en-Goële, nos arredores da cidade, onde se tinham barricado.

    Num outro atentado, na quinta-feira, uma agente da polícia municipal foi morta, no sul de Paris, tendo a polícia estabelecido "uma ligação" entre os dois jihadistas suspeitos do atentado ao Charlie Hebdo e o presumível assassino.

    Na sexta-feira, ao fim da manhã, quatro pessoas foram mortas num supermercado 'kosher' (judaico), no leste de Paris, numa tomada de reféns. O autor do sequestro foi depois morto durante uma operação policial.

    ResponderExcluir
  2. Post Scriptum:
    LIBERDADE DE EXPRESSÃO sempre!
    Até para enviar e-mails com as nossas opiniões, por mais que elas desagradem ao "Grande Irmão" instalado no Brasil, sustentado e apoiado pelo Governo Federal (óbvio!) e alimentado capilarmente por ONGs, Sindicatos, Federações, Centrais, 'Coletivos', Black Bostas, ingênuos de boa-fé e os de má-fé (em maioria), e beatas e beatos entronizadores de uma nova SANTA brasileira, "Aquela-Que-Não-Deve-Ser-Nomeada".

    ResponderExcluir
  3. “O direito à liberdade de expressão não é aplicável apenas à informação e a ideias consideradas úteis ou correctas. Aplica-se também a qualquer ideia ou opinião que possam ser comunicadas. A Comissão dos Direitos Humanos da ONU (UNHRCm) acentuou que o termo “expressão” é generalizado e não limitado a nível político, cultural ou artístico. Inclui também expressões controversas, falsas ou mesmo chocantes. O simples facto de uma ideia causar desagrado ou ser considerada incorrecta não justifica a sua censura.”

    ResponderExcluir
  4. Jim,
    Antes de analisarmos o que é "expressão" temos de analisar o termo "liberdade".
    Expressão também denota algo de grande impacto, de grande amplitude, que causa uma comoção de risos, felicidades e até tristezas.
    Todo mundo associa o termo liberdade à democracia.
    Rosa de Luxemburgo, socialista assassinada por Hitler, muito bem salientou o que significa liberdade.
    Não consigo dissociar o nacionalismo nazista do socialismo, em suas metas de escravizar o povo e favorecer determinadas elites dos partidos, mas em todo caso, Rosa de Luxemburgo dizia:
    - Liberdade de um partido único não é liberdade.
    Nessa associação de ideias, vemos que a liberdade sempre será cerceada pelas leis, e pelos partido políticos, dentro das concepções inerente aos seus propósitos.
    Se comparamos os Emirados Árabes Unidos com o Brasil, teremos no EAU um país com leis rigorosas à moral e a ética, com alto grau de compromisso social com seus cidadãos, na saúde, na educação.
    Enquanto no outro chamado Brasil, temos leis servilistas, sem comprometimento social nenhum.
    Nos EAU, não pode beber, não pode ser gay, não pode prostituir-se, nem usar drogas, mas pode sair do país, estudar em qualquer lugar do mundo, ou simplesmente não fazer nada e viver com a pensão vitalícia do governo.
    Aqui na terra de Oz, pode-se fazer qualquer coisa, menos receber decentemente pensões que pagamos para obter.
    Finalizando, sobre as palavras de Rosa de Luxemburgo, diz ela no final:
    - Liberdade só é liberdade quando respeitamos a liberdade do outro.
    Não acredito, em deuses, profetas, emissários divinos, papas hipócritas, religiões de massa fanáticas, partidos populistas, justiça divina, são para mim falácias filosóficas sem conteúdo.
    Não posso crer que um ser inteligente, suicide em nome de um deus inepto, para ganhar um paraíso com 200 virgens.
    Se fosse 200 homens, haveria fanáticos no mundo todo.
    De que adianta um paraíso com 200 virgens castradas ao nascer?
    Certa vez na faculdade, o professor fez um trabalho sobre o que ofende mais você...
    Ganhei um 10 absoluto.
    Não ofende chamarem -me, de "filho de uma puta", mas não admito que me chamem de "bobo".
    Bobo não é aquele que fala bobagens, esse é um idiota, bobo é aquele, corno, puxa-saco, pelego, que acredita num socialismo de merda, que defende suas prioridades passando por cima dos que mais necessitam, BOBO é um cara que vota no PT.
    BOBO é pior que filhos da puta, eles são necessários para estabilizar os piores governos de uma sociedade.
    BOBO é um cara que consegue ir ao parlatório defender o Paulo Maluf e similares.
    Bobo nunca tem posição, são oportunistas.
    Só para relembrar o que já escrevi:
    Bobo é um cara que pega a mulher transando com seu amigo no sofá e fica tão irritado que troca o sofá por um novo.

    buenas

    ResponderExcluir
  5. O Charlie Hebdo já vai em SETE milhões de exemplares e muita gente, particularmente fora da França, ainda não conseguiu comprar o seu exemplar.

    Disponível a versão em pdf...

    ResponderExcluir
  6. TUDO ANTES de charlei hebdo e suas consequencias.

    Poizé. Digo-vos. Não concordo com a grosseria e mau gosto e porque não dizer o DESRESPEITO com as "fés' alheias imortalizadas em charges de jornais e por outros meios.
    É sim o ônus da Liberdade e com felicidade aceito.
    Pior que isso, infinitamente, é a intolerância e a execuções à luz do dia e à luz da lua sem o mínimo RESPEITO a VIDA.
    Adriana Cristina

    ResponderExcluir
  7. Utilizei caixa alta para ressaltar como se fosse em negrito abraço Adriana Cristina

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-