domingo, 18 de janeiro de 2015

Rio, 50 graus: o melhor a fazer é pegar uma gastroenterite

O Antagonista
Um tiroteio no Morro do Juramento fechou a estação de metrô de Tomás Coelho. Em Bangu, uma menina de quatro anos morreu atingida por uma bala perdida. Nas praias de Arpoador e Ipanema, voltaram a ocorrer arrastões. Tudo segue como se nada houvesse no Rio de Janeiro, coração do meu Brasil.

Na Zona Norte e nos subúrbios cariocas, a lei é do cão. Na Zona Sul, o quadro só é bonito por causa da paisagem. A demagogia impede de os jornais dizerem, mas O Antagonista diz: a tendência da criminalidade é piorar nos outrora cartões postais, por causa da linha de metrô que está sendo construída. Copacabana, Ipanema e Leblon serão ligadas expressamente à favela da Rocinha. Decerto a maioria na Rocinha é honesta. Decerto é também um ninho de ladrões, traficantes e assassinos. Decerto as UPPs são uma mistificação.

Os cariocas fingem não ver, porque isso seria uma má propaganda para a sua cidade adorada, mas as praias da Zona Sul já foram "dominadas". O que deveria ser conservado como patrimônio nacional – as orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon – está imundo, repleto de cabanas que parecem recém-transplantadas de um acampamento de refugiados do Sudão, povoado de mendigos, percorrido por ambulantes de toda sorte e, claro, infestado de bandidos (sim, há ainda os que moram de frente para o mar, em apartamentos luxuosos).

No Rio 50 graus, o melhor a fazer é pegar uma gastroenterite e ficar de molho em casa ou no hotel. Os coliformes fecais são os seres mais aprazíveis que você pode encontrar.

Quem esconde não ama. O Antagonista ama e por isso não esconde a situação do Rio de Janeiro.
Título e Texto: O Antagonista, 18-1-2015

Relacionados:

Um comentário:

  1. Ainda bem, ou ainda mal, que não tenho complexos de inferioridade/inveja, pois este artigo resume, de uma vez por todas, o que venho escrevendo/comentando sobre a falácia de "cidade maravilhosa" que, ao longo dos anos, tem servido de escudo e de escada para ufanismos infantis que em nada contribuem para o progresso e desenvolvimento, de fato, da cidade.
    Think about!

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-