quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Cabral contra Paúl – A Polícia Militar de joelhos

É o título do primeiro livro escrito por Paulo Ricardo Pául, Coronel da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
Conheci-o na Cinelândia, numa das manifestações do Movimento ACORDO JÁ!: sozinho, um cartaz e um megafone.

Pois bem, acabo de ler esse primeiro livro (de três). Nele, o Coronel Paúl conta-nos o começo da sua luta. E, como o próprio título revela, desnuda o ex-governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

Os três livros. Imagem: JP

“Dois Coronéis costumavam se encontrar para analisar as condições da Polícia Militar e buscar sugestões que, implementadas, minimizariam os problemas que afligiam a instituição criando, assim, o Grupo dos Barbonos, germe inicial do presente trabalho.

A publicação deste livro é uma tentativa não só de expor uma verdade oculta – pois só é pela mídia o que interessa aos poderosos –, mas também de efetivação de uma democracia, hoje incipiente ou pseudo, na área do funcionalismo público, em especial nas Forças Militares Estaduais.

Nesta tentativa, o livro retrata uma luta incansável de um grupo de Coronéis idealistas, destemidos e honestos e mais tarde, de forma solitária e hercúlea, do Coronel Paulo Ricardo Paúl, a quem foi atribuído, pelos chefes do executivo estadual, o rótulo de líder do grupo.

Travando ferrenha batalha contra os embustes do governador Sérgio Cabral e suas políticas de “insegurança” pública, este livro oferece entendimento dos meandros desse intrincado sistema e propõe soluções a todos que almejam a promoção da segurança no estado e a instituição da verdadeira ordem pública.”

Na página 145 Paúl escreve:
“Encerrando o dia, encontrei Ricardo Gama e os ex-funcionários da Varig, companheiros de mobilizações, no Bloco dos Aposentados, que se concentrou na Cinelândia (1) e de onde saíu em desfile pela Avenida Rio Branco, fazendo com que o ‘Movimento Fora Cabral!’ desfilasse ao som de marchas carnavalescas.
Um sucesso.”

Jim, Coronel Paúl, Ricardo Gama e Edi Oliveira, Avenida Rio Branco, Rio de Janeiro, 12 de fevereiro de 2010, foto: Paulo Resende

Na página 127: “O ‘Juntos Somos Fortes!’ cada vez faz mais sentido. Essa janela foi necessária para demonstrar como um ato simples pode render bons resultados. A seguir, voltaremos ao nosso tema dessa fase: a corrupção policial e política. Os grifos são meus.

(1) Um lapso de memória compreensível: de fato, a concentração foi na Candelária e de lá seguiu para a Cinelândia.


Prezado leitor, caso esteja interessado em adquirir os livros publicados pelo Coronel Paúl, basta encaminhar e-mail para pauloricardopaul@gmail.com

Dayse Mattos e Coronel Paúl, 29 de julho de 2012




Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-