quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Que tristeza de ver que alguns norte-coreanos choram sinceramente a morte de Kim Jong-il



Mostram-nos cenas histéricas, falam-nos do fingimento das lágrimas incluindo gente dita da cultura, do teatro nacional da Coreia do Norte, que a morte de Kim Jong-il será uma perda para a humanidade…
Que algumas imagens são orquestradas, editadas, é verossímil. Mas o mais triste é o fato de que uma grande parte do povo coreano chora sinceramente a morte do ditador. Não podemos deixar de pensar neste texto de Jean-Jacques Rousseau: “Na escravidão perdemos tudo até a vontade de sair”.
A cegueira é tal que estas cenas histéricas são quase desprezativas para o filho do pai para o qual alguns dirigentes ocidentais direcionam as suas esperanças.
Filho do pai imposto como aquele que vai, doravante, dirigir este país onde a fome e a miséria convivem com as monstruosas despesas faraónicas e militares de um país fechado. Estou triste igualmente de ver curvar-se a esta paródia de infelicidade Hugo Chávez, e Cuba por quem o meu coração continua a bater.
Que tristeza! Ok, dizem que quando Estaline morreu foi também, na França, na Europa e no mundo, uma imensa dor e sobretudo para os comunistas e seus amigos que não sabiam de tudo. Essa dor se expressou até pela bandeira francesa a meio mastro, sob a presidência de Vincent Auriol! Era em 1953, a guerra entre as Coreias já havia começado.
(…)
Mas hoje sabemos. Sabemos que o sistema soviético, estalinista, perverteu o ideal comunista até mesmo negá-lo. Eu sou daqueles que continuam profundamente comunistas no sentido do combate pela emancipação humana, pela liberdade e a justiça, que é o coração daqueles que combatem e combaterão pela ultrapassagem do sistema capitalista onde os privilégios e os sofrimentos não cessam de se amplificar.
Jean-Claude Gayssot, antigo ministro (1997-2002), antigo dirigente do Partido Comunista Francês
Tradução: JP

O original:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-