segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Refundar o Partido Socialista

Maurício Barra
Poderá aparentar provocação, mas não é. É a simples constatação da realidade que o PS tem de enfrentar e que, por enquanto, recusa resolver. O tema, aliás, tem origem dentro do próprio PS (Francisco Assis) e revela a constatação de que o modelo social que vigorou nos últimos trinta e cinco anos em Portugal terminou o seu prazo de validade.
Reconheço que foi muito confortável para o PS. Permitiu ocupar o centro de um país disfuncional, e utilizar a Assembleia, da Republica que temos, para coagir ideologicamente todo o país, obrigando-o a obedecer a um Estado Social Socialista que ocupou, e que fez da Constituição um Muro de Berlim que impede a sociedade portuguesa de livremente escolher o seu destino comum.
Por razões económicas o modelo acabou. A realidade, afinal, não corresponde às suas concepções ideológicas. Chegou o momento de a enfrentarem, enfrentando-se a si próprios.
Já percebemos o que a ala esquerda do PS, minoritária em termos eleitorais, escolheu “fugir” da questão. Advogada da “grande aliança de esquerda “ com os partidos não democráticos (que têm como objectivo estatutário a destruição da democracia que ainda temos), optou pela retórica da semântica das palavras, ocultando o seu desespero, envolvendo-se cada vez mais no seu labirinto ideológico, fugindo para a frente com frases feitas, convencidos que, se gritadas, passam a ter conteúdo. Como se a realidade pudesse ser substituída por simulações, o ódio ao outro e a agitação de rua que os portugueses, no seu íntimo, desprezam.
Aos democratas do PS, maioritários, cabe a missão de refundar a “praxis” do seu partido. Dentro do euro, dentro da União Europeia, de uma forma responsável, como é exigível a um partido de poder.
Ninguém lhes pede que sejam de direita. Exige-se, sim, que sejam socialistas ou social-democratas. Tal como os seus parceiros europeus.
Título e Texto: Maurício Barra, Forte Apache, 05-11-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-