domingo, 8 de setembro de 2013

Lembranças…

Otacílio Guimarães
Já faz muito tempo. Eu morava em Recife e estava recém-casado. A TV ainda era em preto e branco e eu assistia com minha esposa, na flor dos seus vinte e dois anos, ao programa do Flávio Cavalcanti, na TV Tupi do Rio de Janeiro. Era um programa de calouros apresentado aos domingos, com seis jurados que julgavam os calouros e davam-lhes notas reprovando-os ou classificando-os para a etapa seguinte. Era um campeonato de calouros onde os dois melhores disputavam a final.


Num desses domingos apareceu no programa um negão desengonçado, descontraído, simpático, cantou sua música e passou para a etapa seguinte. Eu comentei com minha esposa:
- Esse cara canta muito, tem uma voz poderosa, vai ganhar.
E ganhou. E se tornou um dos cantores mais importantes do Brasil. Para mim uma das vozes mais poderosas e belas que já ouvi. Seu nome: Emílio Santiago.


Quando morei em São Paulo não perdia suas apresentações, o mesmo ocorrendo em Salvador onde ele de vez em quando se apresentava. Comprava todos os seus discos e ainda hoje conservo boa parte do seu acervo que é consideravelmente grande. Um dueto que fez com a contora Verônica Sabino é o meu preferido. Vejam que maravilha:


Emílio morreu faz pouco tempo e deixou nos apreciadores da boa música saudades e lembranças. Viveu sua vida fazendo o que gostava: cantar.

Simples e humilde, respeitava como nenhum outro os seus fãs. Um de seus shows mais importantes foi O Melhor das Aquarelas, apresentado em 2005, no Canecão, no Rio. Para quem gosta, aqui está o vídeo:


Pena que a música brasileira esteja em decadência, como tudo o mais. Não existem mais cantores no Brasil como Emílio Santiago.  
Título e Texto: Otacílio Guimarães, 08-9-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-