sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Fábula: A metamorfose da lesma

Jonathas Filho

Num lugar chamado “Menganaqu’eugosto”, na parte ao sul deste mundo “mutcho loco”,  havia um departamento muito engraçado, sutilmente denominado de Abatedouro dos Galos Utópicos.  Lá se curtia todas as tardes uma pitoresca corrida de lesmas. Ganhava aquela que chegasse por último e assim a corrida não terminava nunca, razão pela qual essa atividade vinha a ocupar os espaços da agenda em todas as tardes, particularmente porque o expediente se iniciava já na parte vespertina.

As “corridas”  eram de uma vagarosidade e silêncio que nenhum sinal era identificado. Paradoxalmente era um ambiente estático e de uma placidez sem limites. Havia um certame em que as disputas eram feitas com três lesmas que se chamavam, respectivamente, Pacto, Controvérsia e Discordância. Tudo isso avaliado por um cuidadoso árbitro chamado Dr. Lorotta. As apostas eram feitas sempre  no lado de fora,  por um grupo de idosos, que “viveram nas nuvens” e que tinham dúvidas se um dia o Pacto iria vencer. Eles tinham esperança, e com a certeza de que tinham direitos apostavam no escuro lado de fora porque por fora e no escuro sempre estiveram.

Desde que incluíram o Pacto nessa modalidade  de entretenimento (de se fazer de bobo todos os que se aposentavam e ficaram a ver navios, quer dizer, aviões),  ninguém sabia de nada e nada era comentado. Quando se informava alguma coisa... diziam que seis era meia dúzia  e/ou  que se faltou luz... ficaram no escuro.

Havia outra disputa interna, uma questão de princípios, arbitrada pelo Dr. Lorotta. E esses princípios eram muito similares ao “logro”, pois se ganhador houvesse, tudo poderia  ser revisto pelo Dr. Lorotta que anularia a prova e colocaria em suspeição se o tal Pacto  participava da prova sob efeito de “dopping” estimulante.
Tudo muito estranho para quem observasse de longe. De perto, devido  ao cheiro que era muito ruim,  não dava para ficar próximo.

Pois bem, não desejando que o Pacto ganhasse tal contenda, as insidiosas Controvérsia e a Discordância “anabolizaram” a pobre lesma que “engordou” muito e ainda trocaram sua lubrificada gosma por uma cola super-grudenta e o Pacto estancou de vez.  Metamorfoseada, a lesma inerte, não sai do lugar já faz muito tempo, apesar dos elogios cantados em verso e prosa pelos  incentivadores dessa estranha correria.

Moral da história: Onde a Discordância e Controvérsia tecem,  os Pactos não acontecem.
Título e Texto: Jonathas Filho, Continua apostando no Pacto. 11-10-2013

Do mesmo autor:

2 comentários:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-