domingo, 9 de agosto de 2015

Siga a fila

Joana Petiz
Os turistas que nos procuram não querem só tuk-tuks. Diga-se o que se quiser: que Portugal está na moda, que os estrangeiros foram desviados do Norte de África, que são enchentes de pés descalços. Portugal afirmou-se nos últimos anos como destino turístico com uma oferta de qualidade, diversificada, que atrai todo o tipo de clientes.

Câmara Municipal do Porto, foto: Diego Delso/Via en.wikipedia.org

No ano passado, passaram por cá quase tantos turistas quantos os portugueses que aqui vivem. E não foi decerto a comer sanduíches feitas em casa, a acampar na praia e a andar à boleia que cá deixaram mais de dez mil milhões de euros.

Não foram os miúdos de mochila às costas que dormem no primeiro sofá disponível e só querem saber de copos, praia e festivais que contribuíram para os melhores resultados de sempre nos museus, palácios e monumentos.

As receitas até junho foram de seis milhões de euros, 60% acima das registadas no ano passado, e dois terços dos visitantes eram estrangeiros.

Há quem não goste de ter o trânsito entupido, de ver a sua esplanada preferida inundada, de encontrar as zonas mais bonitas da cidade a deitar por fora de estrangeiros de iPhone em punho a registar tudo - imagino que não viajam ou que, se o fazem, no mínimo deixem à saída as suas desculpas aos que lá vivem.

Mas mesmo esses, para quem é sobretudo incómodo ter o país cheio de turistas, terão de entender que esta área sacudiu - ajudou brutalmente a recuperar - a nossa economia. Veja-se os números aqui expostos.

Mas este reconhecimento de Portugal lá fora que atrai cada vez mais pessoas aqui também pode ter um outro papel importante: ajudar-nos a ver o que o país tem de melhor, de mais bonito, de mais rico. Como os museus, monumentos e palácios que estão mesmo aqui ao lado mas nós já nem vemos. Talvez agora os portugueses os redescubram. Basta que sigam as filas de turistas.
Título e Texto: Joana Petiz, Diário de Notícias, 9-8-2015 

Fila para o Elevador de Santa Justa, Lisboa

Relacionados:

Um comentário:

  1. Acho que falta aos portugueses ainda descobrir muita coisa, sobre o seu país
    Mas, como foram descobridores, quem sabe um dia ?
    José Manuel

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-