domingo, 13 de dezembro de 2020

Orla de Copacabana recebe campanha de motociclistas contra utilização de cerol e linha chilena

Campanha ''Cerol Mata'' aconteceu na manhã deste domingo (13) e reuniu cerca de 300 motoqueiros, com auxílio da Guarda Municipal

Raphael Fernandes

Reunindo aproximadamente 300 motociclistas, foi realizada na manhã deste domingo (13), na orla de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, a campanha ”Cerol Mata”, que contou com o apoio da Guarda Municipal. Os organizadores do projeto pedem a criminalização do uso do cerol e da linha chilena nas pipas em todo o país. A mobilização ocorreu simultaneamente em outras 27 cidades de diferentes estados.

Foto: Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

Ao todo, 32 agentes do Grupamento de Guardas Motociclistas (GGM) e do Grupamento Especial de Trânsito (GET) atuaram no apoio operacional ao evento desde a concentração das motos, na sede da Guarda Municipal, em São Cristóvão, na Zona Norte. Do total de agentes, 25 são motociclistas e efetuaram o balizamento seguro do trânsito durante todo o percurso do comboio, que seguiu para a Avenida Atlântica, onde ocorreu ato simbólico com pipas pretas em memória das vítimas na altura do Posto 5.

Vale ressaltar que no município do Rio é proibido o uso e a comercialização das linhas chilena (composta de quartzo e óxido de alumínio), de cerol (mistura de pó de vidro com cola de madeira) ou de outros materiais cortantes em pipas.

”Essa campanha é muito importante para alertar a população sobre o perigo dessas linhas cortantes, que podem causar a morte. No patrulhamento de rotina, o guarda municipal apreende quando flagra esse tipo de produto sendo utilizado ilegalmente nas pipas”, disse o comandante da Guarda Municipal, inspetor geral José Ricardo Soares.

Idealizada por Leo Ferreira em 2014, a campanha busca soluções para acabar com o uso e a venda dos produtos na cidade e já conseguiu influenciar na aprovação de duas leis estaduais e uma municipal, que instituiu 14 de dezembro como Dia da Campanha Cerol Mata. A lei nº 8.478 prevê multa de R$ 342,11 pela compra, uso, porte ou posse dos materiais. A legislação anterior punia apenas o comerciante e o fabricante do cerol.

”O cerol tem mutilado pessoas, ceifado vidas de crianças, idosos, pássaros, motociclistas e ciclistas. Queremos que a sociedade entre nessa luta conosco para dar um basta no cerol e na linha chilena. Não podemos permitir que uma suposta brincadeira de pipas tire a vida das pessoas”, afirmou Oleglier de Andrade, coordenador da campanha.

Título e Texto: Raphael Fernandes, Diário do Rio, 13-12-2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-