terça-feira, 22 de dezembro de 2020

[Foco no fosso] Papai Noel sem Covid

Haroldo Barboza

Gravando! 

Aquino Natalino completará 59 anos em 28-12-2020. Atuou como correspondente de guerra e foi aposentado quando uma granada decepou dois dedos de seu pé esquerdo. 

Seu neto com 17 anos, morando a 1.200 km de distância, adiou seu plano de participar de vestibulares em 2021 para ajudar seu pai com a venda de salgadinhos em sua localidade. Bom rapaz. 

Em março deste ano, Aquino projetou fazer o papel de “Papai Noel” em qualquer centro comercial da capital. Em setembro, após 30 tentativas junto a comerciantes (mesmo abrindo mão do cachê), viu seu plano ser desmanchado. 

Em outubro cortou a barba, pintou os cabelos (a esposa até pensou que ele tinha alguma amante), pegou sua câmera profissional e junto com a amada agora tranquila, fez um “turismo” em “zonas de guerra” (comunidades abandonadas pelo poder público), apesar dos riscos. 

Apresentou-se como produtor preparando documentário para uma TV estrangeira. Para cada gravação (30”) efetuada, deu R$ 10,00 para o entrevistado, pedindo nome e idade. 

Após armazenar quase 100 depoimentos, filtrou os que seguem abaixo. 

- Joana, 38. Neste ano minha filha não vai sentar no colo de nenhum “Papai Noel”. Duvido que ele passe álcool nas roupas entre uma sentada e outra! 

- Carlos, 45. Meu filho só pediu para limpar a careca do avô com cloro para depois poder acariciá-la. 

- Pedro, 7. Quero ganhar luvas de borracha para poder segurar as mãos da vovó. 

- Geraldo, 32. Peço ao “Papai Noel” que não deixe minha moto enguiçar para que eu possa faturar entregando rabanadas para os “bacanas”. 

- Elza, 28. Vou comprar duas bisnagas e fatiá-las. Depois, as mergulho no café com leite, espalho açúcar por cima e sirvo como “rabanadas” para meus filhos. 

- Marcos, 6. Tio, tio; mande meu filme para “Papai Noel” pedindo uma bola de futebol. Pode ser usada mesmo! 

- Mara, 7. Só peço que o covid-19 não contamine o “Papai Noel”. Já chega não poder ir com a mamãe para os ensaios da escola de samba. 

- Luana, 9. Tomara que o covid fique por aqui mais 5 anos. Assim não preciso aturar aquela professora dizendo que eu escrevo tudo errado no “uati-zapi”. 

- Armando, 65. O senhor não tem como me indicar para trabalhar como “Papai Noel” num “xópingui”? 

- Bento, 42. Espero que “Papai Noel” deixe um saco cheio de vírus dentro das casas de nossos políticos! 

- Cosme, 8. Se querem adiar o Carnaval para julho de 2021, não podem passar o Natal para maio? 

- Miguel, 7. Se “Papai Noel” não puder chegar de trenó, eu peço para meu tio emprestar a moto dele. 

- Sueli, 8. É verdade que neste ano o saco do “Papai Noel” vem cheio de vacinas? 

- Vera, 52. Coloque no seu filme, uma mensagem para que nosso povo aprenda a votar. Assim, teremos diversos natais felizes com “Papai Noel” fora do grupo de risco. 

Aquino condensou este material num vídeo de 20 minutos. Sabe que se for exibido na TV, em uma semana o povo esquecerá dele. Sabe que se enviar ao primeiro escalão das entidades de governo, o documentário deverá ser “censurado” pois os políticos só lembram do povo nas épocas de eleições ou para lhe cobrar impostos sem retorno. 

Aquino espera poder viajar em 2021 para a Lapônia, para entregar o pen-drive nas mãos do próprio Papai Noel. 

Título e Texto: Haroldo Barboza, 12-12-2020  

Anteriores:
Escolha a cor da fantasia
Quem vai ganhar o desfile?
A ganância não tem limites
Pandemia na passarela
Escolhendo o odor
A fantasma não foi queimada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-