quinta-feira, 9 de junho de 2022

Em Copacabana, moradores denunciam jogatina e venda de drogas em rua do Posto 6

Copacabana tem sofrido com crimes cometidos por moradores de rua e usuário de drogas, além da desordem gerada por camelôs e estabelecimentos comerciais

Patricia Lima

Copacabana sempre ocupou um lugar muito especial no imaginário do povo brasileiro. Considerado, em tempos passados, um bairro sofisticado e internacional, Copacabana sofre as agruras das grandes cidades, apesar de ser apenas um bairro.

Com uma realidade complexa, a diversidade do bairro, que antes era um atrativo, tornou-se um grande problema. Copacabana vive, há muito tempo, o pesadelo da desordem urbana manifestada das mais variadas formas. Camelotagem, presença de moradores de rua e usuários de drogas nas calçadas, estacionamento irregular, depredação do patrimônio público, desrespeito à lei do silêncio, são algumas das mazelas enfrentadas por quem mora do bairro.

Moradores da Rua Júlio de Castilhos, no Posto 6, reclamam do caos que tomou contou da calçada em frente ao nº 35. Segundo eles, o bar ali existente é uma fonte permanente de infortúnios. Segundo os moradores da região, som alto, jogatina em máquinas caça-níqueis, gritaria, lixo jogado no chão, trailer com colchão de casal no teto, cadeiras, mesas e engradados de bebidas espalhados pela calçada, além da venda de drogas são alguns dos problemas apontados pelos moradores.

Quem mora ou conhece o Posto 6 sabe que o problema não é novo. Mas de tempos em tempos percebe-se uma degradação maior da situação, que não só incomoda a quem ali reside, mas que causa um impacto não visível: a desvalorização dos imóveis na região e a desqualificação da própria rua.

Mas a Princesinha do Mar vem tendo a sua reputação manchada há muito mais tempo e o Diário do Rio tem acompanhado tudo isso com muita atenção. Nos últimos meses não foram poucas as matérias falando sobre a criminalidade e a desordem urbana que dominam as ruas do bairro e da cidade. Ficaremos com apenas dois casos que são emblemáticos em relação aos problemas enfrentados por Copacabana.

No último dia 3, o Diário do Rio noticiou a ação dos agentes do 19º BPMCopacabana Presente e Superintendência da Zona Sul (SEGOV), com foco no combate ao consumo de crack e aos delitos praticados por marginais na região. Na ocasião foram apreendidas facas de combate e outros objetos cortantes com moradores de rua. Segundo os agentes, foram abordadas 35 pessoas, sendo que a maior parte delas tinha passagens por tráfico de drogas, furto e roubo.

Já, em 6 de maio, o Diário do Rio repercutiu a realização de uma operação integrada do Governo do Estado do RJ, com equipes do Programa RJ Para Todos e a Superintendência da Zona Sul (SEGOV), para a abordagem a moradores de rua e usuários de drogas em Copacabana. Segundo o Diário, os agentes flagraram diversos casos de consumo de drogas nas ruas do bairro, que tem sofrido com a alta incidência dos mais variados crimes.

O DIÁRIO DO RIO vem noticiando os roubos e furtos cometidos nas ruas da cidade do Rio. Incluindo o morador de rua que atacava mulheres e idosos. Ele chegou a ser preso, mas solto no dia seguinte. Além desse, o jornal também denunciou a prisão do homem que tentou estuprar uma menina de 12 anos em Copacabana.

Título e Texto: Patricia Lima, Diário do Rio, 9-6-2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-