quinta-feira, 30 de junho de 2022

Fernández revela recusa a pedido de Bolsonaro e reforça torcida por Lula

Argentino disse que não atendeu a pedido do brasileiro para ajudar em exílio de ex-presidente da Bolívia presa em seu país

O presidente Alberto Fernández concedeu entrevista a uma emissora da Argentina na noite de quarta-feira 29, em que comentou o momento das relações com o Brasil. O argentino revelou a recusa de um pedido feito por Jair Bolsonaro (PL) e ainda reforçou a torcida por Lula (PT) nas eleições de outubro.

Segundo Fernández, Bolsonaro o procurou em março, na época da prisão de Jeanine Áñez, ex-presidente da Bolívia, acusada de golpe em seu país depois da renúncia de Evo Morales. O argentino disse que o colega brasileiro solicitou ajuda para viabilizar um exílio da política, condenada neste mês a dez anos de prisão.

“Eu posso contar, porque ele (Bolsonaro) tornou público. Ele me pediu para interceder junto à Bolívia para que Áñez fosse exilada para o Brasil”, afirmou Fernández, na entrevista à C5N.

“Eu disse que não poderia fazer nada disso, lamentavelmente e graças a Deus. Eu não queria fazer nada disso, acredito que a Bolívia deu um exemplo a todo o mundo, que foi julgar um golpe com tribunal ordinário, com juízes naturais.”

Com Lula, por América do Sul à esquerda

Em outro momento da entrevista, Alberto Fernández reiterou o apoio a Lula nas eleições presidenciais brasileiras. Para o argentino, um eventual retorno do petista ao poder ofereceria a chance de unidade ideológica para a América do Sul, em razão de recentes vitórias de partidos de esquerda.

“Pouco a pouco, as coisas vão se arrumando; Gabriel Boric no Chile, que está fazendo um esforço; o Luis Arce, na Bolívia; Pedro Castillo, no Peru; Gustavo Petro, na Colômbia; e Lula, finalmente, que eu pessoalmente desejo que ganhe no Brasil”, disse o presidente argentino.

“Assim poderemos ter uma lógica de unidade conceitual na América do Sul muito mais sólida do que a que tivemos até agora.”

Título e Texto: Redação, Revista Oeste, 30-6-2022, 10h42

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-